Ensaios de uma nova forma escolar na escola itinerante Caminhos do Saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Soares de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4177
Resumo: A Escola itinerante Caminhos do Saber está localizada no acampamento Maila Sabrina, no município de Ortigueira-PR, Brasil, e possui vínculo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por essa conexão com o MST, a instituição adota uma proposta pedagógica específica, desenvolvida através dos Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo, e busca superar em sua forma e conteúdo o modelo conservador da escola capitalista, que reproduz o padrão de relações sociais que se estabelecem nessa sociedade e que assume um caráter doutrinador e gerador de subordinação. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os ensaios de uma nova forma escolar realizados na Escola Itinerante Caminhos do Saber. Tal objetivo se desdobra em compreender o caráter de classe que a escola possui enquanto instituição, fazendo um contraponto da escola capitalista com as escolas itinerantes, conceituar a forma escolar e compreender como se manifesta hoje a forma escolar capitalista e exemplificar os traços de uma nova forma escolar na Escola Itinerante Caminhos do Saber, demonstrando a influência dessa forma no aprendizado dos sujeitos que estão presentes nessa escola. Foi desenvolvida uma pesquisa participante, considerando o envolvimento do pesquisador com a realidade analisada, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com quatro educadores e quatro educandos, e revisões de bibliografias relacionadas ao tema e de documentos escolares. A pesquisa contou ainda com a análise qualitativa dos dados e não é conclusiva. Como resultado da pesquisa, identificamos como elementos da nova forma escolar que se busca construir: a auto-organização dos estudantes, o coletivo pedagógico e os espaços de participação desses sujeitos no processo de organização coletiva da escola e o papel da escola na formação de sujeitos lutadores e construtores de uma nova sociedade. Conclui-se que os traços de uma nova forma escolar que se ensaiam, ainda que enfrentam resistências em se manifestarem de forma plena, dadas as contradições presentes na tentativa de se superar a forma escolar capitalista, tensionam em sentido a se construir um modelo novo de escola, de educação e de sociedade.
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Tal objetivo se desdobra em compreender o caráter de classe que a escola possui enquanto instituição, fazendo um contraponto da escola capitalista com as escolas itinerantes, conceituar a forma escolar e compreender como se manifesta hoje a forma escolar capitalista e exemplificar os traços de uma nova forma escolar na Escola Itinerante Caminhos do Saber, demonstrando a influência dessa forma no aprendizado dos sujeitos que estão presentes nessa escola. Foi desenvolvida uma pesquisa participante, considerando o envolvimento do pesquisador com a realidade analisada, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com quatro educadores e quatro educandos, e revisões de bibliografias relacionadas ao tema e de documentos escolares. A pesquisa contou ainda com a análise qualitativa dos dados e não é conclusiva. Como resultado da pesquisa, identificamos como elementos da nova forma escolar que se busca construir: a auto-organização dos estudantes, o coletivo pedagógico e os espaços de participação desses sujeitos no processo de organização coletiva da escola e o papel da escola na formação de sujeitos lutadores e construtores de uma nova sociedade. Conclui-se que os traços de uma nova forma escolar que se ensaiam, ainda que enfrentam resistências em se manifestarem de forma plena, dadas as contradições presentes na tentativa de se superar a forma escolar capitalista, tensionam em sentido a se construir um modelo novo de escola, de educação e de sociedade.The Caminhos do Saber Itinerant School is located in the Maila Sabrina Camp, in the city of Ortigueira-PR, Brazil, and is linked to the Landless Rural Workers Movement (MST). Because of this connection with the MST, the institution adopts a specific pedagogical proposal, developed through the Cycles of Human Formation with Complexes of Study, and seeks to overcome in its form and content the conservative model of the capitalist school, which reproduces the pattern of social relations that are established in this society, by assuming a doctrinal and subordination-generating character. In this sense, the present research aims to identify the rehearsals of a new School Form performed at the Caminhos do Saber Itinerant School. This objective unfolds in understand the class character that the school has as an institution, making a counterpoint between the capitalist school and the itinerant schools, conceptualize the School Form and understand how the capitalist School Form is manifested today and exemplify the traces of a new School Form that exist in the Caminhos do Saber Itinerant School, demonstrating the influence of this way on the learning of the subjects who are present at this school. A participatory research was developed, considering the researcher's involvement with the analyzed reality, as well as semi-structured interviews with four educators and four students, and reviews of bibliographies related to the theme and of school documents. The research also relied on the qualitative analysis of the data and is not conclusive. As a result of the research, we identified as elements of the new School Form that we seek to build: the self-organization of students, the pedagogical collective and the spaces of participation of these subjects in the process of collective organization of the school and the role of the school in the formation of subjects fighters and builders of a new society. It is concluded that the traits of a new School Form that are being tested, even though they face resistance to manifest themselves fully, given the contradictions present in the attempt to overcome the capitalist School Form, make tension towards building a new model of school, education and society.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2021-05-25T13:09:26Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1353128 bytes, checksum: 4433f34e8ce56807cc52de039f51e376 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-25T16:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1353128 bytes, checksum: 4433f34e8ce56807cc52de039f51e376 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-25T16:23:55Z (GMT). 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