Políticas de acesso e ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nierotka, Rosileia Lucia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/719
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a democratização do acesso à educação superior, tomando como referência a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), uma IES criada em 2009 e que se situa na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O objetivo desse estudo foi investigar as políticas de acesso e as ações afirmativas implementadas pela UFFS, com o propósito de compreender como tais políticas contribuem para o processo de democratização da educação superior pública brasileira. Tratase de uma pesquisa descritiva e documental, e que se utilizou de abordagens qualitativas e quantitativas. O trabalho inicia por uma contextualização teórica sobre as raízes históricas das desigualdades sociais no Brasil e o caráter elitista e privatizado na educação superior, e que se reproduz até os dias atuais. Em seguida, buscou-se caracterizar o papel do Estado e a evolução das políticas da educação superior, especialmente nas últimas décadas, para o enfrentamento das desigualdades educacionais e raciais, culminando com a aprovação da “Lei das Cotas”, em 2012. A UFFS foi escolhida para esse estudo por ter implantado políticas de acesso e ações afirmativas, que a tornam uma Instituição inovadora desde as suas origens. Seu processo de criação ocorreu de forma diferenciada, pois partiu da luta dos movimentos sociais, pela demanda histórica pelo acesso à educação superior pública na região. Os resultados demonstraram que a UFFS, desde a sua criação, priorizou a escola pública em suas políticas de acesso. Inicialmente, adotou a política de bonificação da escola pública, sendo em seguida, aprimorada com a implementação integral da Lei nº 12.711/12, e outras ações afirmativas específicas da instituição. A análise dos dados dos ingressantes nos cinco campi da UFFS, em 2012, identificou que 97,4% havia cursado todo ou a maior parte do ensino médio na escola pública. O perfil socioeconômico é formado majoritariamente por estudantes oriundos da região em que a UFFS está inserida, 63,5% do seu alunado é composto por mulheres, 85,5% são autodeclarados brancos e 71,5% na faixa etária de 18 a 24 anos. Residem, em sua maioria, na área urbana e se caracterizam por estudantes trabalhadores e com uma renda média familiar de até 3 salários mínimos. Além disso, seus pais possuem baixa escolaridade, o que confirma que os estudantes da UFFS, em sua maioria, são a primeira geração da família a frequentar educação superior. Os dados sobre a situação de matrícula apresentam desafios, pois demonstraram que, num período de dois anos após o seu ingresso, 33,9% dos estudantes não permanecem na Instituição. A pesquisa demonstra que as políticas de acesso cumprem um papel primordial, mas elas se fragilizam após o ingresso, na medida em que os universitários passam a deixar de frequentar o curso superior. Nesse sentido, as políticas de acesso precisam ser concebidas e apoiadas por políticas de permanência.
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O trabalho inicia por uma contextualização teórica sobre as raízes históricas das desigualdades sociais no Brasil e o caráter elitista e privatizado na educação superior, e que se reproduz até os dias atuais. Em seguida, buscou-se caracterizar o papel do Estado e a evolução das políticas da educação superior, especialmente nas últimas décadas, para o enfrentamento das desigualdades educacionais e raciais, culminando com a aprovação da “Lei das Cotas”, em 2012. A UFFS foi escolhida para esse estudo por ter implantado políticas de acesso e ações afirmativas, que a tornam uma Instituição inovadora desde as suas origens. Seu processo de criação ocorreu de forma diferenciada, pois partiu da luta dos movimentos sociais, pela demanda histórica pelo acesso à educação superior pública na região. Os resultados demonstraram que a UFFS, desde a sua criação, priorizou a escola pública em suas políticas de acesso. Inicialmente, adotou a política de bonificação da escola pública, sendo em seguida, aprimorada com a implementação integral da Lei nº 12.711/12, e outras ações afirmativas específicas da instituição. A análise dos dados dos ingressantes nos cinco campi da UFFS, em 2012, identificou que 97,4% havia cursado todo ou a maior parte do ensino médio na escola pública. O perfil socioeconômico é formado majoritariamente por estudantes oriundos da região em que a UFFS está inserida, 63,5% do seu alunado é composto por mulheres, 85,5% são autodeclarados brancos e 71,5% na faixa etária de 18 a 24 anos. Residem, em sua maioria, na área urbana e se caracterizam por estudantes trabalhadores e com uma renda média familiar de até 3 salários mínimos. Além disso, seus pais possuem baixa escolaridade, o que confirma que os estudantes da UFFS, em sua maioria, são a primeira geração da família a frequentar educação superior. Os dados sobre a situação de matrícula apresentam desafios, pois demonstraram que, num período de dois anos após o seu ingresso, 33,9% dos estudantes não permanecem na Instituição. A pesquisa demonstra que as políticas de acesso cumprem um papel primordial, mas elas se fragilizam após o ingresso, na medida em que os universitários passam a deixar de frequentar o curso superior. Nesse sentido, as políticas de acesso precisam ser concebidas e apoiadas por políticas de permanência.This thesis presents the results of a survey on the access to higher education democratization, based on the reference in the experience of the Federal University of South Border (UFFS), an IES created in 2009 and that is located in the Great Frontier Mercosur Mesoregion. The aim of this study was to investigate the access policies and the affirmative actions implemented by UFFS, in order to understand how these policies contribute to the democratization process of the Brazilian public higher education. It is a descriptive and documentary research, in which was used qualitative and quantitative approaches. The work begins with a theoretical context about the historical roots of social inequality in Brazil and the elitist and privatized character in the higher education, and that is reproduced in the present days. Then, we sought to characterize the role of the state and the evolution of the higher education policies, especially in the recent decades, to face the educational and racial inequalities, culminating with the approval of "Quotas Law", in 2012. UFFS was chosen for this study because of the policies and the affirmative access actions implemented, which make it an innovative institution from its origins. Its creation process occurred differently, because it started from the struggle of social movements, from the historical demand for the access to public higher education in the region. The results showed that UFFS, since its creation, has prioritized the public school in its access policies. Initially, the bonus policy adopted to public school, and then enhanced with the full implementation of the Law Number 12,711 / 12, and other specific affirmative actions of the institution. The data analysis of the new students in the five campi of UFFS, in 2012, identified that 97.4% had attended all or most of the high school in the public school. The socioeconomic profile is made up mainly of students from the region where UFFS is located, 63.5% of its students are women, 85.5% are self-declared white and 71.5% are aged from 18 to 24. Mostly of the students live in urban areas and are characterized as worker students with an average family income of up to 3 minimum salaries. In addition, their parents have low education, which confirms that the students from UFFS, mostly, are the first generation of the family to attend higher education. The data about the enrolment situation presents challenges as demonstrate that over a period of two years after their admission, 33.9% of the students do not remain in the institution. This research shows that access policies play a key role, but they weaken after the admission, just right when the university students begin to leave to attend college. In this meaning, the access policies need to be designed and supported by permanent policies.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-10T19:32:20Z No. of bitstreams: 1 NIEROTKA, Rosileia.pdf: 3255301 bytes, checksum: e83f3f53ad0fca01cacf824181931cc6 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-12T12:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NIEROTKA, Rosileia.pdf: 3255301 bytes, checksum: e83f3f53ad0fca01cacf824181931cc6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-12T12:01:17Z (GMT). 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