Os povos indígenas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim - afirmações e conflitos: o diagnóstico do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascari, Viviane Marmentini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1215
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal estudar os conflitos da presença indígenas no Curso Interdisciplinar de Educação do Campo – Ciências da Natureza – Licenciatura – CCIECCN – ER, do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), visando propor aprimoramentos para garantir o acesso e a permanência deles na instituição. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas e rodas de conversa. Foram analisados os documentos do Curso, feitas entrevistas e rodas de conversa com docentes, discentes e técnicos em administração que possuem relação com o Curso, buscando informações de quantitativos de ingressantes, de reprovações, evasões e de permanência, bem como de compreender como se deu o processo de acesso aos povos indígenas no curso; as mudanças necessárias no currículo; as afirmações e os conflitos gerados pela presença indígena na instituição. Como fundamentação teórica acerca das discussões sobre essa investigação e seus resultados, foi utilizado um referencial com base na perspectiva freireana, com autores correlatos que tratam da temática da educação popular. No que se refere à formação social do indivíduo, foram utilizados fundamentos na perspectiva de Vigotski. Como resultados, a pesquisa aponta, dentre outros conflitos, que a UFFS – Campus Erechim não preparou seus agentes para o trabalho com a diversidade cultural, tampouco os estudantes indígenas foram preparados para as burocracias e culturas acadêmicas. Isso acarretou em grande número de evasões e reprovações, no desinteresse por parte de alguns, além de atritos gerados em razão do valor financeiro, a título de bolsa, que os indígenas recebem para frequentar as aulas e muitos não o fazem. Há ainda conflitos de cultura e de linguagem. Para amenizar esses conflitos, a pesquisa traz propostas de intervenções objetivando qualificar o acesso e a permanência dos indígenas, tais como: cursos de formação para os agentes universitários, cursos de preparação para os discentes, projetos de extensão universitária em conjunto com a comunidade indígena, dentre outros, que foram divididos em ações de curto, médio e longo prazo.
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Foram analisados os documentos do Curso, feitas entrevistas e rodas de conversa com docentes, discentes e técnicos em administração que possuem relação com o Curso, buscando informações de quantitativos de ingressantes, de reprovações, evasões e de permanência, bem como de compreender como se deu o processo de acesso aos povos indígenas no curso; as mudanças necessárias no currículo; as afirmações e os conflitos gerados pela presença indígena na instituição. Como fundamentação teórica acerca das discussões sobre essa investigação e seus resultados, foi utilizado um referencial com base na perspectiva freireana, com autores correlatos que tratam da temática da educação popular. No que se refere à formação social do indivíduo, foram utilizados fundamentos na perspectiva de Vigotski. Como resultados, a pesquisa aponta, dentre outros conflitos, que a UFFS – Campus Erechim não preparou seus agentes para o trabalho com a diversidade cultural, tampouco os estudantes indígenas foram preparados para as burocracias e culturas acadêmicas. Isso acarretou em grande número de evasões e reprovações, no desinteresse por parte de alguns, além de atritos gerados em razão do valor financeiro, a título de bolsa, que os indígenas recebem para frequentar as aulas e muitos não o fazem. Há ainda conflitos de cultura e de linguagem. Para amenizar esses conflitos, a pesquisa traz propostas de intervenções objetivando qualificar o acesso e a permanência dos indígenas, tais como: cursos de formação para os agentes universitários, cursos de preparação para os discentes, projetos de extensão universitária em conjunto com a comunidade indígena, dentre outros, que foram divididos em ações de curto, médio e longo prazo.El presente trabajo tuvo como objetivo principal estudiar los conflictos de la presencia indígena en el Curso Interdisciplinario de Educación del Campo - Ciencias de la Naturaleza - Licenciatura - CCIECCN - ER, del Campus Erechim de la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), con el propósito de proponer mejoras para garantizar el acceso y la permanencia de ellos en la institución. La investigación fue realizada con abordaje cualitativo, del tipo estudio de caso, con procedimientos de investigación bibliográfica, investigación documental, entrevistas y ruedas de conversación. Se analizaron los documentos del Curso, fueron realizadas entrevistas y ruedas de conversación con docentes, discentes y técnicos en administración que poseen relación con el Curso, buscando informaciones de cuantitativos de ingresantes, de reprobaciones, evasiones y de permanencia, así como de comprender cómo se dio el proceso de acceso a los pueblos indígenas en el curso; los cambios necesarios en el currículo; las afirmaciones y los conflictos generados por la presencia indígena en la institución. Como fundamentación teórica acerca de las discusiones sobre esa investigación y sus resultados, se utilizó un referencial basado en la perspectiva freireana, con autores correlatos que tratan de la temática de la educación popular. En lo que se refiere a la formación social del individuo, se utilizaron fundamentos en la perspectiva de Vigotski. Como resultados, la investigación apunta, entre otros conflictos, que la UFFS - Campus Erechim no preparó a sus agentes para el trabajo con la diversidad cultural, tampoco los estudiantes indígenas fueron preparados para las burocracias y culturas académicas. Esto acarreó en gran número de evasiones y reprobaciones, en el desinterés por parte de algunos, además de atritos generados en razón del valor financiero, a título de beca, que los indígenas reciben para asistir a las clases y muchos no lo hacen. Hay todavía conflictos de cultura y de lenguaje. Para amenizar estos conflictos, la investigación trae propuestas de intervenciones con el objetivo de calificar el acceso y la permanencia de los indígenas, tales como: cursos de formación para los agentes universitarios, cursos de preparación para los discentes, proyectos de extensión universitaria en conjunto con la comunidad indígena, entre otros, que se fueron divididos en acciones de corto, mediano y largo plazo.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-10-06T16:34:19Z No. of bitstreams: 1 ASCARI.pdf: 2935351 bytes, checksum: 1c2e8078a26396df7dbd4fa0481db0a2 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T18:31:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ASCARI.pdf: 2935351 bytes, checksum: 1c2e8078a26396df7dbd4fa0481db0a2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-06T18:31:15Z (GMT). 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