O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giongo, Fernanda Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1523
Resumo: As histórias em quadrinhos surgiram nos jornais e por isso são considerados produtos culturais que se adaptam as mudanças sociais. Sabemos que as mulheres estiveram presentes nas histórias em quadrinhos, mas durante algum tempo elas ocuparam um papel secundário, ou seja, ficavam escondidas atrás do personagem principal masculino. As primeiras personagens femininas a ganhar papel principal nas histórias eram muito erotizadas e apenas com o advento do movimento feminista que as personagens começaram a sair da condição passiva para serem agentes ativas de igualdade, como é o caso da personagem Aline do cartunista Adão Iturrusgarai. Publicada no jornal Folha de São Paulo entre 1996 e 2004, Aline é despojada, livre de preconceitos, liberta e libertária, fala o que pensa e faz o que quer. Para contribuir nos estudos da história das mulheres foi necessário compreender como essa personagem se coloca como contestadora de padrões sociais, e além disso identificar o papel das demais personagens femininas ao longo da história e qual a contribuição das mesmas para a desmistificação da mulher submissa.
id UFFS_f5993dc0f976d215d7b919975f72ce30
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1523
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Machado, RicardoGiongo, Fernanda Aparecida2016-07-062017-10-11T18:38:53Z2017-10-032017-10-11T18:38:53Z2016https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1523As histórias em quadrinhos surgiram nos jornais e por isso são considerados produtos culturais que se adaptam as mudanças sociais. Sabemos que as mulheres estiveram presentes nas histórias em quadrinhos, mas durante algum tempo elas ocuparam um papel secundário, ou seja, ficavam escondidas atrás do personagem principal masculino. As primeiras personagens femininas a ganhar papel principal nas histórias eram muito erotizadas e apenas com o advento do movimento feminista que as personagens começaram a sair da condição passiva para serem agentes ativas de igualdade, como é o caso da personagem Aline do cartunista Adão Iturrusgarai. Publicada no jornal Folha de São Paulo entre 1996 e 2004, Aline é despojada, livre de preconceitos, liberta e libertária, fala o que pensa e faz o que quer. Para contribuir nos estudos da história das mulheres foi necessário compreender como essa personagem se coloca como contestadora de padrões sociais, e além disso identificar o papel das demais personagens femininas ao longo da história e qual a contribuição das mesmas para a desmistificação da mulher submissa.Comics appeared in the newspapers and so are regarded as cultural products that adapt to social changes. We know that women were present in the comics, but for a while they occupied a secondary role, or were hidden behind the main male character. The first female characters to gain major role in the stories were very eroticized and only with the advent of the feminist movement that the characters began to leave the passive condition to be active agents of equality, such as the character Aline of the cartoonist Adão Iturrusgarai. Published in the newspaper Folha de São Paulo between 1996 and 2004, Aline is stripped free from prejudice, free and libertarian, he speaks his mind and does what he wants. To contribute to women's history studies were needed to understand how this character is placed as disruptive of social standards, and in addition identify the role of the other female characters throughout history and the contribution of the same to the demystification of the submissive woman.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-03T17:20:57Z No. of bitstreams: 1 GIONGO.pdf: 1503285 bytes, checksum: dc0dc495a0411b6d937b6cf7c9f83d8e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:38:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIONGO.pdf: 1503285 bytes, checksum: dc0dc495a0411b6d937b6cf7c9f83d8e (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-11T18:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIONGO.pdf: 1503285 bytes, checksum: dc0dc495a0411b6d937b6cf7c9f83d8e (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóDesenhoFeminismoHistórias em quadrinhosSexualidadeO feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1523/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALGIONGO.pdfGIONGO.pdfapplication/pdf1503285https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1523/1/GIONGO.pdfdc0dc495a0411b6d937b6cf7c9f83d8eMD51prefix/15232020-07-30 14:02:07.903oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-07-30T17:02:07Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
title O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
spellingShingle O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
Giongo, Fernanda Aparecida
Desenho
Feminismo
Histórias em quadrinhos
Sexualidade
title_short O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
title_full O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
title_fullStr O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
title_full_unstemmed O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
title_sort O feminino nas histórias em quadrinhos: análise sobre a HQ "Aline"
author Giongo, Fernanda Aparecida
author_facet Giongo, Fernanda Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Giongo, Fernanda Aparecida
contributor_str_mv Machado, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Feminismo
Histórias em quadrinhos
Sexualidade
topic Desenho
Feminismo
Histórias em quadrinhos
Sexualidade
description As histórias em quadrinhos surgiram nos jornais e por isso são considerados produtos culturais que se adaptam as mudanças sociais. Sabemos que as mulheres estiveram presentes nas histórias em quadrinhos, mas durante algum tempo elas ocuparam um papel secundário, ou seja, ficavam escondidas atrás do personagem principal masculino. As primeiras personagens femininas a ganhar papel principal nas histórias eram muito erotizadas e apenas com o advento do movimento feminista que as personagens começaram a sair da condição passiva para serem agentes ativas de igualdade, como é o caso da personagem Aline do cartunista Adão Iturrusgarai. Publicada no jornal Folha de São Paulo entre 1996 e 2004, Aline é despojada, livre de preconceitos, liberta e libertária, fala o que pensa e faz o que quer. Para contribuir nos estudos da história das mulheres foi necessário compreender como essa personagem se coloca como contestadora de padrões sociais, e além disso identificar o papel das demais personagens femininas ao longo da história e qual a contribuição das mesmas para a desmistificação da mulher submissa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-11T18:38:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-03
2017-10-11T18:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1523
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1523/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1523/1/GIONGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
dc0dc495a0411b6d937b6cf7c9f83d8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765383131955200