Estresse ocupacional: um estudo na Associação Assistencial Cultural e Hospitalar Padre Benedito Meister

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinmetz, Andréia Catarina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1603
Resumo: Acredita-se que para qualquer empresa, o ambiente de trabalho agradável, é fundamental para o sucesso da organização, bem como dos colaboradores. Além disso, o ambiente em que os fatores estressores estão controlados, proporciona aos colaboradores, maior satisfação e vontade de trabalhar. Diante disso, o presente estudo, refere-se a pesquisa sobre o estresse ocupacional com colaboradores de um hospital, com a finalidade de identificar a existência de fontes de pressão no trabalho, sintomas físicos e mentais, e também as estratégias adotadas para lidar com o estresse ocupacional. Optou-se pela realização de pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado sobre o estresse ocupacional, utilizado originalmente por Simões (1998), e posteriormente adaptado por Silva, C. (2010). Para interpretação dos resultados, foi utilizada a frequência de ocorrência absoluta (n) e relativa (%), além de ser feita a média para cada uma das questões. Portanto, em relação as fontes de pressão, apesar de não serem muito significativas, as que mais se destacaram foram a execução de carga excessiva de trabalho, baixa frequência de não ter trabalho suficiente para fazer, realização de tarefas rotineiras ou acúmulo de tarefas, altos riscos no desempenho da atividade profissional e elevadas cobranças recebidas sobre os erros cometidos no trabalho. Já no que se refere aos sintomas, os valores encontrados foram ainda mais baixos. Ressalta-se, porém, que quanto aos sintomas físicos, deve ser dada atenção especial a manifestação da sensação de cansaço e dor nos músculos de pescoço e ombros e quanto aos relacionados a saúde mental, sobressaem-se os sintomas de ansiedade e de chorar com facilidade. As principais estratégias detectadas foram as de enfrentar os problemas no momento em que ocorrem, buscar formas de tornar o trabalho mais interessante, enfrentar a situação de forma racional, administrar eficazmente o tempo, conversar com amigos compreensivos, manter-se ocupado e estabelecer prioridades e lidar com os problemas de acordo com elas. Dessa maneira, observa-se que a instituição em estudo apresenta baixa frequência no que se referente aos sintomas e também às fontes de pressão e possivelmente isso acontece pelo fato de que os colaboradores adotam várias estratégias preventivas.
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Optou-se pela realização de pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado sobre o estresse ocupacional, utilizado originalmente por Simões (1998), e posteriormente adaptado por Silva, C. (2010). Para interpretação dos resultados, foi utilizada a frequência de ocorrência absoluta (n) e relativa (%), além de ser feita a média para cada uma das questões. Portanto, em relação as fontes de pressão, apesar de não serem muito significativas, as que mais se destacaram foram a execução de carga excessiva de trabalho, baixa frequência de não ter trabalho suficiente para fazer, realização de tarefas rotineiras ou acúmulo de tarefas, altos riscos no desempenho da atividade profissional e elevadas cobranças recebidas sobre os erros cometidos no trabalho. Já no que se refere aos sintomas, os valores encontrados foram ainda mais baixos. Ressalta-se, porém, que quanto aos sintomas físicos, deve ser dada atenção especial a manifestação da sensação de cansaço e dor nos músculos de pescoço e ombros e quanto aos relacionados a saúde mental, sobressaem-se os sintomas de ansiedade e de chorar com facilidade. As principais estratégias detectadas foram as de enfrentar os problemas no momento em que ocorrem, buscar formas de tornar o trabalho mais interessante, enfrentar a situação de forma racional, administrar eficazmente o tempo, conversar com amigos compreensivos, manter-se ocupado e estabelecer prioridades e lidar com os problemas de acordo com elas. Dessa maneira, observa-se que a instituição em estudo apresenta baixa frequência no que se referente aos sintomas e também às fontes de pressão e possivelmente isso acontece pelo fato de que os colaboradores adotam várias estratégias preventivas.A pleasant work environment is believed to be essential for the success of the organization, as well as for the employee’s success. Besides, an environment where stressful factors are controlled provides more satisfaction and desire to work for employees. Therefore, the following study addresses about the content of occupational stress on hospital employees, in order to identify the existence of stressful sources at work, physical and mental symptoms, also, the strategies adopted to deal with occupational stress. A descriptive search with quantitative approach was choose, developed through a structure questionnaire concerning to occupational stress, originally utilized by Simões (1998), and afterwards adapted by Silva, C. (2010). For the results interpretation, an absolute frequency of occurrence (n) and relative (%) were utilized, also it was estimated the mean for each question. Thus, the stressful sources emphasized were, despite of the lower significance: operate over the workload, lower frequency of not having enough work to do, doing daily activities or accumulation of tasks, high risk on developing the professional activities and elevated number of complaints received concerning to faults during work. As for the physical symptoms, a special attention must be given to a tired sensation and muscle ache on the neck and shoulders, on the subject of mental health, anxiety and easy crying stands out. The main strategies detected were face the problems at the moment of its occurrence, seek for manners to turn work more interesting, face situation in a rational way, efficient managing of time, chats with comprehensible friends, keep one occupied and establish priorities and deal with problems according to them. Therefore, it is observed that the studied institution presents low frequency on what refers to symptoms and also, to stressful sources, this result may be possible once its employees adopted several prevented strategies.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T18:48:47Z No. of bitstreams: 1 STEINMETZ.pdf: 1278306 bytes, checksum: fc9dcc65adad82d5bde5139a5a57cca2 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-25T13:23:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STEINMETZ.pdf: 1278306 bytes, checksum: fc9dcc65adad82d5bde5139a5a57cca2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-25T13:23:14Z (GMT). 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