UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Diego Pimentel de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444
Resumo: Nesse artigo abordaremos de que modo o processo de Expansão Ultramarina inaugurou uma nova modalidade de saber que, por sua vez, começou a ganhar espaço e, ao mesmo tempo, passou a dialogar diretamente com o conhecimento acadêmico renascentista: a Cultura dos Descobrimentos. Por meio de um estudo sobre esse campo epistemológico, buscaremos analisar de que forma se apresentavam seus postulados, métodos e teorias, a fim de compreender quais as suas principais contribuições para a eclosão da Ciência Moderna, desconstruindo, dessa forma, a visão tradicional que coloca tamanho saber como um obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento científico moderno.
id UFG-10_ddf74beec6708f2113074776919ac287
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33444
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇARenascençaConhecimento AcadêmicoExpansão UltramarinaCultura dos DescobrimentosCiência ModernaNesse artigo abordaremos de que modo o processo de Expansão Ultramarina inaugurou uma nova modalidade de saber que, por sua vez, começou a ganhar espaço e, ao mesmo tempo, passou a dialogar diretamente com o conhecimento acadêmico renascentista: a Cultura dos Descobrimentos. Por meio de um estudo sobre esse campo epistemológico, buscaremos analisar de que forma se apresentavam seus postulados, métodos e teorias, a fim de compreender quais as suas principais contribuições para a eclosão da Ciência Moderna, desconstruindo, dessa forma, a visão tradicional que coloca tamanho saber como um obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento científico moderno.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 250-274Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 250-2742175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444/17706Dutra, Diego Pimentel de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33444Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:29.679869Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
title UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
spellingShingle UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
Dutra, Diego Pimentel de Souza
Renascença
Conhecimento Acadêmico
Expansão Ultramarina
Cultura dos Descobrimentos
Ciência Moderna
title_short UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
title_full UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
title_fullStr UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
title_full_unstemmed UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
title_sort UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
author Dutra, Diego Pimentel de Souza
author_facet Dutra, Diego Pimentel de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Diego Pimentel de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Renascença
Conhecimento Acadêmico
Expansão Ultramarina
Cultura dos Descobrimentos
Ciência Moderna
topic Renascença
Conhecimento Acadêmico
Expansão Ultramarina
Cultura dos Descobrimentos
Ciência Moderna
description Nesse artigo abordaremos de que modo o processo de Expansão Ultramarina inaugurou uma nova modalidade de saber que, por sua vez, começou a ganhar espaço e, ao mesmo tempo, passou a dialogar diretamente com o conhecimento acadêmico renascentista: a Cultura dos Descobrimentos. Por meio de um estudo sobre esse campo epistemológico, buscaremos analisar de que forma se apresentavam seus postulados, métodos e teorias, a fim de compreender quais as suas principais contribuições para a eclosão da Ciência Moderna, desconstruindo, dessa forma, a visão tradicional que coloca tamanho saber como um obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento científico moderno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444/17706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 250-274
Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 250-274
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1799875012906188800