PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: OTTONI, Maria Aparecida Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915
Resumo: In this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices.
id UFG-11_36bd719e8190c0eeeade75845641103a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/63915
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESAIn this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices.Neste artigo, apresentamos uma proposta didática, que pode ser aplicada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, centrada no estudo do gênero notícia, com base em pressupostos do Letramento Crítico (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al, 2013). Nela contemplamos as práticas de linguagem - oralidade, leitura, análise linguística/semiótica, produção textual -, alguns objetos de conhecimento e algumas habilidades, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de LP (BRASIL, 2017), na abordagem de notícias verdadeiras e de fake news. Acreditamos que nossa proposta, somada a outras, poderá contribuir na formação do aprendiz, possibilitando-lhe o desenvolvimento de seu potencial como leitor, como analista crítico - especialmente de notícias verdadeiras e de fake news e dos efeitos das tecnologias nas nossas vidas- , como produtor de diferentes textos e, consequentemente, a sua participação efetiva em diversas práticas sociais.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6391510.5216/lep.v24i1.63915Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 151-1752358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915/37374Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo OTTONI, Maria Aparecida Resende 2021-10-22T13:43:10Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/63915Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T13:43:10Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
title PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo
title_short PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
author GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo
author_facet GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo
OTTONI, Maria Aparecida Resende
author_role author
author2 OTTONI, Maria Aparecida Resende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo
OTTONI, Maria Aparecida Resende
description In this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915
10.5216/lep.v24i1.63915
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915
identifier_str_mv 10.5216/lep.v24i1.63915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915/37374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 151-175
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448063635456