PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915 |
Resumo: | In this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices. |
id |
UFG-11_36bd719e8190c0eeeade75845641103a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/63915 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESAIn this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices.Neste artigo, apresentamos uma proposta didática, que pode ser aplicada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, centrada no estudo do gênero notícia, com base em pressupostos do Letramento Crítico (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al, 2013). Nela contemplamos as práticas de linguagem - oralidade, leitura, análise linguística/semiótica, produção textual -, alguns objetos de conhecimento e algumas habilidades, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de LP (BRASIL, 2017), na abordagem de notícias verdadeiras e de fake news. Acreditamos que nossa proposta, somada a outras, poderá contribuir na formação do aprendiz, possibilitando-lhe o desenvolvimento de seu potencial como leitor, como analista crítico - especialmente de notícias verdadeiras e de fake news e dos efeitos das tecnologias nas nossas vidas- , como produtor de diferentes textos e, consequentemente, a sua participação efetiva em diversas práticas sociais.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6391510.5216/lep.v24i1.63915Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 151-1752358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915/37374Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo OTTONI, Maria Aparecida Resende 2021-10-22T13:43:10Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/63915Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T13:43:10Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo |
title_short |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo |
author_facet |
GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo OTTONI, Maria Aparecida Resende |
author_role |
author |
author2 |
OTTONI, Maria Aparecida Resende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo OTTONI, Maria Aparecida Resende |
description |
In this article, we present a didactic proposal, which can be applied from the 6th to the 9th year of Elementary Education, centered on the study of the news genre, based on assumptions of Critical Literacy (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al , 2013). In it, we contemplate language practices - orality, reading, linguistic / semiotic analysis, textual production -, some objects of knowledge and some skills, in line with the Common National Curricular Base - BNCC of LP (BRASIL, 2017), in the true news and fake news. We believe that our proposal, added to others, can contribute to the training of the apprentice, enabling him to develop his potential as a reader, as a critical analyst - especially of true news and fake news and the effects of technologies in our lives -, as producer of different texts and, consequently, their effective participation in different social practices. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915 10.5216/lep.v24i1.63915 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v24i1.63915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/63915/37374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 151-175 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328448063635456 |