TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONTI, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365
Resumo: Propomos, neste trabalho, discutir sobre o tema “traição”, presente na obra de teatro “Calabar, o elogio da traição” de Chico Buarque e Ruy Guerra, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Para atingirmos este propósito observamos as colagens existentes na obra. A abertura do texto “Elogio da Loucura” (1509), que critica a corrupção eclesiástica, o dogmatismo da filosofia escolástica e a superstição por meio de uma aparente crítica da razão, escrito por Erasmo de Roterdã, filsofo do século V, é empregado por hico Buarue e Ru uerra, por meio da técnica de colagem, no texto “Calabar, o elogio da traição” para criticar o comportamento social diante das evidências, no caso, da omissão ante a repressão imposta pelo governo ditatorial. Essa apropriação se configuraria em uma traição, não fosse a ressemantização que essa colagem (e outras) adquirem ao serem inseridas na obra de teatro.
id UFG-11_6ede87c5a08299c0b62e5d37923dcb04
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34365
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962Propomos, neste trabalho, discutir sobre o tema “traição”, presente na obra de teatro “Calabar, o elogio da traição” de Chico Buarque e Ruy Guerra, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Para atingirmos este propósito observamos as colagens existentes na obra. A abertura do texto “Elogio da Loucura” (1509), que critica a corrupção eclesiástica, o dogmatismo da filosofia escolástica e a superstição por meio de uma aparente crítica da razão, escrito por Erasmo de Roterdã, filsofo do século V, é empregado por hico Buarue e Ru uerra, por meio da técnica de colagem, no texto “Calabar, o elogio da traição” para criticar o comportamento social diante das evidências, no caso, da omissão ante a repressão imposta pelo governo ditatorial. Essa apropriação se configuraria em uma traição, não fosse a ressemantização que essa colagem (e outras) adquirem ao serem inseridas na obra de teatro.Universidade Federal de Catalão2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 14 n. 1 (2010)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365/18102CONTI, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-17T14:28:49Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34365Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-10-17T14:28:49Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
title TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
spellingShingle TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
CONTI, Maria Aparecida
title_short TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
title_full TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
title_fullStr TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
title_full_unstemmed TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
title_sort TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962
author CONTI, Maria Aparecida
author_facet CONTI, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONTI, Maria Aparecida
description Propomos, neste trabalho, discutir sobre o tema “traição”, presente na obra de teatro “Calabar, o elogio da traição” de Chico Buarque e Ruy Guerra, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Para atingirmos este propósito observamos as colagens existentes na obra. A abertura do texto “Elogio da Loucura” (1509), que critica a corrupção eclesiástica, o dogmatismo da filosofia escolástica e a superstição por meio de uma aparente crítica da razão, escrito por Erasmo de Roterdã, filsofo do século V, é empregado por hico Buarue e Ru uerra, por meio da técnica de colagem, no texto “Calabar, o elogio da traição” para criticar o comportamento social diante das evidências, no caso, da omissão ante a repressão imposta pelo governo ditatorial. Essa apropriação se configuraria em uma traição, não fosse a ressemantização que essa colagem (e outras) adquirem ao serem inseridas na obra de teatro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34365/18102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 14 n. 1 (2010)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447205900288