A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Cristiane Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52228
Resumo: O presente estudo constitui uma análise preliminar aos estudos da tese de doutoramento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do materialismo histórico, como as práticas discursivas do SEBRAE e Parceiros constroem representações sobre a mulher no mundo do trabalho com a escritura do discurso capitalista. Busca também compreender o processo de produção de sentidos e identificar a desigualdade nas relações de gênero, sendo regidas e determinadas pelas relações de classe, por meio do antagonismo Capital X Trabalho. Para tanto, interessa, nesse estudo, o sujeito do discurso, de modo a desvelar alguns aspectos sociais que versam sobre a mulher na atualidade por meio da análise sobre os indicadores de homens e mulheres no mercado de trabalho a partir de sequências discursivas dos relatórios executivos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 e do Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016. O corpus da pesquisa - o material empírico dos relatórios executivos supracitados - ratifica as desigualdades no mercado de trabalho, historicamente, como um lócus fundamental de análise de gênero, uma vez que explicita as relações de poder que se articulam e reforçam assimetrias em outros campos da vida social, sobretudo porque o discurso remete a exploração da mulher pelo mercado/SEBRAE. Os resultados da pesquisa apontam que as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, com rendimentos menores que os homens e que a dupla jornada de trabalho incide impactos diferenciados sobre suas vidas.
id UFG-11_7a62b9d41b7e1968f61e9a689ed6afe9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52228
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAISO presente estudo constitui uma análise preliminar aos estudos da tese de doutoramento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do materialismo histórico, como as práticas discursivas do SEBRAE e Parceiros constroem representações sobre a mulher no mundo do trabalho com a escritura do discurso capitalista. Busca também compreender o processo de produção de sentidos e identificar a desigualdade nas relações de gênero, sendo regidas e determinadas pelas relações de classe, por meio do antagonismo Capital X Trabalho. Para tanto, interessa, nesse estudo, o sujeito do discurso, de modo a desvelar alguns aspectos sociais que versam sobre a mulher na atualidade por meio da análise sobre os indicadores de homens e mulheres no mercado de trabalho a partir de sequências discursivas dos relatórios executivos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 e do Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016. O corpus da pesquisa - o material empírico dos relatórios executivos supracitados - ratifica as desigualdades no mercado de trabalho, historicamente, como um lócus fundamental de análise de gênero, uma vez que explicita as relações de poder que se articulam e reforçam assimetrias em outros campos da vida social, sobretudo porque o discurso remete a exploração da mulher pelo mercado/SEBRAE. Os resultados da pesquisa apontam que as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, com rendimentos menores que os homens e que a dupla jornada de trabalho incide impactos diferenciados sobre suas vidas.Universidade Federal de Catalão2018-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5222810.5216/lep.v21i1.52228Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 1 (2017)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52228/25321Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Cristiane Gomes de2018-04-04T19:15:38Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52228Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-04-04T19:15:38Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
title A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
SOUZA, Cristiane Gomes de
title_short A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
title_full A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
title_sort A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
author SOUZA, Cristiane Gomes de
author_facet SOUZA, Cristiane Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Cristiane Gomes de
description O presente estudo constitui uma análise preliminar aos estudos da tese de doutoramento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do materialismo histórico, como as práticas discursivas do SEBRAE e Parceiros constroem representações sobre a mulher no mundo do trabalho com a escritura do discurso capitalista. Busca também compreender o processo de produção de sentidos e identificar a desigualdade nas relações de gênero, sendo regidas e determinadas pelas relações de classe, por meio do antagonismo Capital X Trabalho. Para tanto, interessa, nesse estudo, o sujeito do discurso, de modo a desvelar alguns aspectos sociais que versam sobre a mulher na atualidade por meio da análise sobre os indicadores de homens e mulheres no mercado de trabalho a partir de sequências discursivas dos relatórios executivos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 e do Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016. O corpus da pesquisa - o material empírico dos relatórios executivos supracitados - ratifica as desigualdades no mercado de trabalho, historicamente, como um lócus fundamental de análise de gênero, uma vez que explicita as relações de poder que se articulam e reforçam assimetrias em outros campos da vida social, sobretudo porque o discurso remete a exploração da mulher pelo mercado/SEBRAE. Os resultados da pesquisa apontam que as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, com rendimentos menores que os homens e que a dupla jornada de trabalho incide impactos diferenciados sobre suas vidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52228
10.5216/lep.v21i1.52228
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52228
identifier_str_mv 10.5216/lep.v21i1.52228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52228/25321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 1 (2017)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447616942080