IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENE, Rosana Ap. R. de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERREIRA, Aparecida de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57459
Resumo: O presente artigo pretende contribuir com reflexões referentes as identidades de gênero perante a exibição do vídeo “Acorda Raimundo” nas aulas de língua inglesa. Este artigo responde a duas questões: Como as aulas de língua inglesa podem contribuir para (des)naturalizar os papéis atribuídos para mulheres e homens?  Como os papéis de gênero são vividos e naturalizados para mulheres e homens na sociedade?  O referencial teórico utilizado está ancorado em Louro (1997, 2007), Moita Lopes (2002), Auad (2003, 2006), Butler (2010), Melo (2015) Ferreira (2006, 2012, 2015), Hall (2011), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015). A metodologia utilizada neste estudo foi no contexto de grupo focal com 8 estudantes de uma turma de 2 Série do Ensino Médio, pertencentes a uma Escola Pública do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que se faz necessário desconstruir estereótipos, preconceitos, machismo e sexismo nas relações de gênero, podendo encontrar na língua inglesa importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais humana para todas as pessoas. Concluímos que, abordagens, em sala de aula, com temáticas envolvendo questões de gênero, são importantes porque possibilitam que professoras/es e estudantes reflitam criticamente sobre os discursos e práticas que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens nas diferentes formas de manifestação do “ser” mulher/homem na sociedade.
id UFG-11_7fcbf6fa5804b76ecf5c714267f7f9e7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57459
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”O presente artigo pretende contribuir com reflexões referentes as identidades de gênero perante a exibição do vídeo “Acorda Raimundo” nas aulas de língua inglesa. Este artigo responde a duas questões: Como as aulas de língua inglesa podem contribuir para (des)naturalizar os papéis atribuídos para mulheres e homens?  Como os papéis de gênero são vividos e naturalizados para mulheres e homens na sociedade?  O referencial teórico utilizado está ancorado em Louro (1997, 2007), Moita Lopes (2002), Auad (2003, 2006), Butler (2010), Melo (2015) Ferreira (2006, 2012, 2015), Hall (2011), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015). A metodologia utilizada neste estudo foi no contexto de grupo focal com 8 estudantes de uma turma de 2 Série do Ensino Médio, pertencentes a uma Escola Pública do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que se faz necessário desconstruir estereótipos, preconceitos, machismo e sexismo nas relações de gênero, podendo encontrar na língua inglesa importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais humana para todas as pessoas. Concluímos que, abordagens, em sala de aula, com temáticas envolvendo questões de gênero, são importantes porque possibilitam que professoras/es e estudantes reflitam criticamente sobre os discursos e práticas que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens nas diferentes formas de manifestação do “ser” mulher/homem na sociedade.Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5745910.5216/lep.v22i2.57459Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57459/32739Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSENE, Rosana Ap. R. deFERREIRA, Aparecida de Jesus2019-03-26T21:33:49Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57459Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:33:49Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
title IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
spellingShingle IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
SENE, Rosana Ap. R. de
title_short IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
title_full IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
title_fullStr IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
title_full_unstemmed IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
title_sort IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
author SENE, Rosana Ap. R. de
author_facet SENE, Rosana Ap. R. de
FERREIRA, Aparecida de Jesus
author_role author
author2 FERREIRA, Aparecida de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SENE, Rosana Ap. R. de
FERREIRA, Aparecida de Jesus
description O presente artigo pretende contribuir com reflexões referentes as identidades de gênero perante a exibição do vídeo “Acorda Raimundo” nas aulas de língua inglesa. Este artigo responde a duas questões: Como as aulas de língua inglesa podem contribuir para (des)naturalizar os papéis atribuídos para mulheres e homens?  Como os papéis de gênero são vividos e naturalizados para mulheres e homens na sociedade?  O referencial teórico utilizado está ancorado em Louro (1997, 2007), Moita Lopes (2002), Auad (2003, 2006), Butler (2010), Melo (2015) Ferreira (2006, 2012, 2015), Hall (2011), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015). A metodologia utilizada neste estudo foi no contexto de grupo focal com 8 estudantes de uma turma de 2 Série do Ensino Médio, pertencentes a uma Escola Pública do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que se faz necessário desconstruir estereótipos, preconceitos, machismo e sexismo nas relações de gênero, podendo encontrar na língua inglesa importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais humana para todas as pessoas. Concluímos que, abordagens, em sala de aula, com temáticas envolvendo questões de gênero, são importantes porque possibilitam que professoras/es e estudantes reflitam criticamente sobre os discursos e práticas que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens nas diferentes formas de manifestação do “ser” mulher/homem na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57459
10.5216/lep.v22i2.57459
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57459
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i2.57459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57459/32739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448007012352