A FICCIONALIDADE EM SIMONE DE BEAUVOIR: O ROMANCE A CONVIDADA
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem: Estudos e Pesquisas |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/52312 |
Resumo: | No presente trabalho, trataremos da construção da ficcionalidade presente no romance A convidada (1956) de Simone de Beauvoir. Nos pautaremos nos trabalhos da Análise do Discurso Franco-brasileira, mais especificamente, nas abordagens de Mendes (2004) sobre a ficcionalidade e nos estudos de Charaudeau (1983) sobre a noção de efeitos de real e de ficção. Desse modo, buscamos verificar como a obra ficcional de Beauvoir se constrói tanto por meio de elementos que simulam situações possíveis quanto por elementos biográficos, auxiliando, assim, a autora na composição de uma obra filosoficamente existencialista. O romance A convidada (1956) se apresenta, portanto, como um importante instrumento para o estudo da construção e constituição da ficcionalidade na obra de Beauvoir. |
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No presente trabalho, trataremos da construção da ficcionalidade presente no romance A convidada (1956) de Simone de Beauvoir. Nos pautaremos nos trabalhos da Análise do Discurso Franco-brasileira, mais especificamente, nas abordagens de Mendes (2004) sobre a ficcionalidade e nos estudos de Charaudeau (1983) sobre a noção de efeitos de real e de ficção. Desse modo, buscamos verificar como a obra ficcional de Beauvoir se constrói tanto por meio de elementos que simulam situações possíveis quanto por elementos biográficos, auxiliando, assim, a autora na composição de uma obra filosoficamente existencialista. O romance A convidada (1956) se apresenta, portanto, como um importante instrumento para o estudo da construção e constituição da ficcionalidade na obra de Beauvoir. |
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