VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Leandra Ines Seganfredo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS, Franciane Gobbi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64063
Resumo: O objetivo é partilhar experiências de um projeto de letramento de forma a realizar um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. A proposta de letramento foi realizada em uma escola estadual (Sinop/MT) e desenvolvida por meio de duas sequências didáticas – carta argumentativa e artigo de opinião. A turma na qual se realizou a proposta foi um 9º ano onde surgiu uma situação-problema de um fato narrado e debatido pelos alunos informalmente em sala de aula com relação ao vandalismo na escola.  Apresenta-se a sequência didática com base no gênero artigo de opinião. Os resultados evidenciam que as atividades das sequências didáticas no desenvolvimento do projeto de letramento possibilitaram um avanço na capacidade de escrita dos alunos, bem como na competência argumentativa. Mediante interação com as tecnologias digitais da informação e da comunicação os alunos construíram conhecimento em relação ao fenômeno social estudado.
id UFG-11_877e322f7811db5e369abce56d1394a7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/64063
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTOO objetivo é partilhar experiências de um projeto de letramento de forma a realizar um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. A proposta de letramento foi realizada em uma escola estadual (Sinop/MT) e desenvolvida por meio de duas sequências didáticas – carta argumentativa e artigo de opinião. A turma na qual se realizou a proposta foi um 9º ano onde surgiu uma situação-problema de um fato narrado e debatido pelos alunos informalmente em sala de aula com relação ao vandalismo na escola.  Apresenta-se a sequência didática com base no gênero artigo de opinião. Os resultados evidenciam que as atividades das sequências didáticas no desenvolvimento do projeto de letramento possibilitaram um avanço na capacidade de escrita dos alunos, bem como na competência argumentativa. Mediante interação com as tecnologias digitais da informação e da comunicação os alunos construíram conhecimento em relação ao fenômeno social estudado.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6406310.5216/lep.v24i1.64063Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 177-1902358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64063/36452Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Leandra Ines SeganfredoSANTOS, Franciane Gobbi 2021-10-22T13:40:46Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/64063Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T13:40:46Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
title VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
spellingShingle VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo
title_short VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
title_full VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
title_fullStr VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
title_full_unstemmed VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
title_sort VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
author SANTOS, Leandra Ines Seganfredo
author_facet SANTOS, Leandra Ines Seganfredo
SANTOS, Franciane Gobbi
author_role author
author2 SANTOS, Franciane Gobbi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Leandra Ines Seganfredo
SANTOS, Franciane Gobbi
description O objetivo é partilhar experiências de um projeto de letramento de forma a realizar um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. A proposta de letramento foi realizada em uma escola estadual (Sinop/MT) e desenvolvida por meio de duas sequências didáticas – carta argumentativa e artigo de opinião. A turma na qual se realizou a proposta foi um 9º ano onde surgiu uma situação-problema de um fato narrado e debatido pelos alunos informalmente em sala de aula com relação ao vandalismo na escola.  Apresenta-se a sequência didática com base no gênero artigo de opinião. Os resultados evidenciam que as atividades das sequências didáticas no desenvolvimento do projeto de letramento possibilitaram um avanço na capacidade de escrita dos alunos, bem como na competência argumentativa. Mediante interação com as tecnologias digitais da informação e da comunicação os alunos construíram conhecimento em relação ao fenômeno social estudado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64063
10.5216/lep.v24i1.64063
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64063
identifier_str_mv 10.5216/lep.v24i1.64063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64063/36452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 177-190
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448065732608