SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Ionice Barbosa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MELO, Carlos Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem: Estudos e Pesquisas
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/45825
Resumo: Este artigo objetiva trazer para discussão a representação do homossexual na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, que traz para uma breve análise o romance As Lesmas, de Heleno Godoy. Em termos teóricos, buscamos alguns conceitos terminológicos em Lomando e Wagner (2009), bem como as teorias que abordam questões de gênero, como é o caso da obra Sedgwick (2007) em “A epistemologia do armário” e Albuquerque Júnior (s/d). Discutiremos, em específico, o papel do homossexual na obra literária em questão, visando identificar quem é esse sujeito, de onde ele fala e qual lugar assume, tanto na obra quanto na sociedade, já que o homossexualismo, ainda que em pleno século XXI, não é bem aceito pela sociedade patriarcal e heteronormativa. Enfim, essa relação e seu valor estético serão aqui colocados para evidenciar a necessidade de trazer o assunto para discussão acadêmica. 
id UFG-11_f50ca4c94f34f2a04fadd3799e21bf62
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45825
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem: Estudos e Pesquisas
repository_id_str
spelling SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADEEste artigo objetiva trazer para discussão a representação do homossexual na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, que traz para uma breve análise o romance As Lesmas, de Heleno Godoy. Em termos teóricos, buscamos alguns conceitos terminológicos em Lomando e Wagner (2009), bem como as teorias que abordam questões de gênero, como é o caso da obra Sedgwick (2007) em “A epistemologia do armário” e Albuquerque Júnior (s/d). Discutiremos, em específico, o papel do homossexual na obra literária em questão, visando identificar quem é esse sujeito, de onde ele fala e qual lugar assume, tanto na obra quanto na sociedade, já que o homossexualismo, ainda que em pleno século XXI, não é bem aceito pela sociedade patriarcal e heteronormativa. Enfim, essa relação e seu valor estético serão aqui colocados para evidenciar a necessidade de trazer o assunto para discussão acadêmica. Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão2017-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/4582510.5216/lep.v20i2.45825Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 20 n. 2 (2016)2358-1042reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisasinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/45825/22586Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMPOS, Ionice Barbosa deMELO, Carlos Augusto de2018-04-01T20:41:26ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
title SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
spellingShingle SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
CAMPOS, Ionice Barbosa de
title_short SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
title_full SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
title_fullStr SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
title_full_unstemmed SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
title_sort SAIR OU NÃO SAIR: A LINHA TÊNUE ENTRE FICAR NO ARMÁRIO E A LIBERDADE
author CAMPOS, Ionice Barbosa de
author_facet CAMPOS, Ionice Barbosa de
MELO, Carlos Augusto de
author_role author
author2 MELO, Carlos Augusto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Ionice Barbosa de
MELO, Carlos Augusto de
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetiva trazer para discussão a representação do homossexual na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, que traz para uma breve análise o romance As Lesmas, de Heleno Godoy. Em termos teóricos, buscamos alguns conceitos terminológicos em Lomando e Wagner (2009), bem como as teorias que abordam questões de gênero, como é o caso da obra Sedgwick (2007) em “A epistemologia do armário” e Albuquerque Júnior (s/d). Discutiremos, em específico, o papel do homossexual na obra literária em questão, visando identificar quem é esse sujeito, de onde ele fala e qual lugar assume, tanto na obra quanto na sociedade, já que o homossexualismo, ainda que em pleno século XXI, não é bem aceito pela sociedade patriarcal e heteronormativa. Enfim, essa relação e seu valor estético serão aqui colocados para evidenciar a necessidade de trazer o assunto para discussão acadêmica. 
description Este artigo objetiva trazer para discussão a representação do homossexual na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, que traz para uma breve análise o romance As Lesmas, de Heleno Godoy. Em termos teóricos, buscamos alguns conceitos terminológicos em Lomando e Wagner (2009), bem como as teorias que abordam questões de gênero, como é o caso da obra Sedgwick (2007) em “A epistemologia do armário” e Albuquerque Júnior (s/d). Discutiremos, em específico, o papel do homossexual na obra literária em questão, visando identificar quem é esse sujeito, de onde ele fala e qual lugar assume, tanto na obra quanto na sociedade, já que o homossexualismo, ainda que em pleno século XXI, não é bem aceito pela sociedade patriarcal e heteronormativa. Enfim, essa relação e seu valor estético serão aqui colocados para evidenciar a necessidade de trazer o assunto para discussão acadêmica. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/45825
10.5216/lep.v20i2.45825
url https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/45825
identifier_str_mv 10.5216/lep.v20i2.45825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/45825/22586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 20 n. 2 (2016)
2358-1042
reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisas
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem: Estudos e Pesquisas
collection Linguagem: Estudos e Pesquisas
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726650752089194496