A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998 |
Resumo: | This article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project. |
id |
UFG-12_243a285ed40f74d21fbb4da44c293af1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/57998 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de FontouraThis article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project.Este artigo propõe apresentar e discutir o projeto de cenografia e figurino de Hélio Oiticica para o filme A Cangaceira Eletrônica de Antônio Carlos da Fontoura, 1970. Foi possível situar em que lugar da carreira de Oiticica este trabalho é desenvolvido e qual a importância da atividade performativa em sua poética. A partir de fontes primárias como manuscritos, cartas e entrevistas, além da literatura específica para ler a poética de Oiticica, foi possível realizar uma análise cuidadosa de cada um dos croquis-colagem revelando de que maneira cada um dos itens apontados no projeto se relacionam com o roteiro proposto. Podemos perceber por meio deste estudo a forma com que a relação entre o cinema, a música e a atividade performativa adquirem papel central a partir do ano de 1969 e tratam-se de um eloquente desdobramento de linguagem que integra o chamado Programa Ambiental, projeto poético de Oiticica.Universidade Federal de Goiás2019-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5799810.5216/ac.v5i1.57998Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Scenography, Production Design and Design of Scene - Part II; 060-102Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II; 060-1022358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998/33564Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Cassia Maria2020-04-03T00:40:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/57998Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:40:39Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
title |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
spellingShingle |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura Monteiro, Cassia Maria |
title_short |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
title_full |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
title_fullStr |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
title_full_unstemmed |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
title_sort |
A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura |
author |
Monteiro, Cassia Maria |
author_facet |
Monteiro, Cassia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cassia Maria |
description |
This article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998 10.5216/ac.v5i1.57998 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v5i1.57998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998/33564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Scenography, Production Design and Design of Scene - Part II; 060-102 Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II; 060-102 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068725853093888 |