A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Cassia Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998
Resumo: This article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project.
id UFG-12_243a285ed40f74d21fbb4da44c293af1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/57998
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de FontouraThis article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project.Este artigo propõe apresentar e discutir o projeto de cenografia e figurino de Hélio Oiticica para o filme A Cangaceira Eletrônica de Antônio Carlos da Fontoura, 1970. Foi possível situar em que lugar da carreira de Oiticica este trabalho é desenvolvido e qual a importância da atividade performativa em sua poética. A partir de fontes primárias como manuscritos, cartas e entrevistas, além da literatura específica para ler a poética de Oiticica, foi possível realizar uma análise cuidadosa de cada um dos croquis-colagem revelando de que maneira cada um dos itens apontados no projeto se relacionam com o roteiro proposto. Podemos perceber por meio deste estudo a forma com que a relação entre o cinema, a música e a atividade performativa adquirem papel central a partir do ano de 1969 e tratam-se de um eloquente desdobramento de linguagem que integra o chamado Programa Ambiental, projeto poético de Oiticica.Universidade Federal de Goiás2019-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5799810.5216/ac.v5i1.57998Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Scenography, Production Design and Design of Scene - Part II; 060-102Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II; 060-1022358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998/33564Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Cassia Maria2020-04-03T00:40:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/57998Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:40:39Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
title A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
spellingShingle A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
Monteiro, Cassia Maria
title_short A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
title_full A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
title_fullStr A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
title_full_unstemmed A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
title_sort A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura
author Monteiro, Cassia Maria
author_facet Monteiro, Cassia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Cassia Maria
description This article aims to present and discuss Hélio Oiticica’s scenography and costume design project for the film A Cangaceira Eletrônica of Antônio Carlos da Fontoura, 1970. It was possible to locate where this work was at Oiticica’s career and what is real importance of the performance activity in his poetic. From primary sources as manuscripts, letters and interviews, beyond the specific literature to read Oiticica’s poetic, it was possible to analize carefully each sketch-collage revealing each detail pointed at the project and how it relates to the script. With this study we can perceive how, in 1970, the relation between different languages as cinema, music hall and performative activity, wins a central role and announces an unfolding of language that integrates the called Ambiental Program, Oiticica’s famous poetic project.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998
10.5216/ac.v5i1.57998
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998
identifier_str_mv 10.5216/ac.v5i1.57998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998/33564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Scenography, Production Design and Design of Scene - Part II; 060-102
Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II; 060-102
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725853093888