TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560 |
Resumo: | Resumo: O presente texto propõe um exercício poético-político exploratório, que tem como objetivo discutir a noção do valor da dança. Em cinco partes, apresentamos uma série de abordagens, conceitos, perguntas e experiências pessoais relacionadas às condições da existência sensível, memória e durabilidade da dança. Situamos estes aspectos em relação aos mecanismos de produção, valorização e marginalização da dança e suas implicações corporais, políticas e sensíveis, tanto em nós, quanto naqueles que participam indiretamente da construção deste relato coletivo. Entre uma ideia hegemônica e funcional da dança e uma ideia de resistência contra ela, apresentamos uma terceira forma de re-existência singular-plural de dança, que é inapropriável e tende a ressonância. Para tanto, revisamos materiais teóricos, nossas próprias fontes experimentais e comentários informais coletados desde 2008 até o presente. Esperamos que esta ação escrita contribua para ampliar o questionamento teórico da dança, entendida exclusivamente a partir do espaço cênico, do paradigma da subjetividade e da ideia de eficácia estética, para uma compreensão extra-cênica, infrapolítica e anti-hierárquica dos motivos e condições da dança na vida daqueles que, entre outras coisas, dançam. Palavras-chave: dança; danças singulares; imanência; ressonância; infrapolítica |
id |
UFG-12_2e71bf5e0bb3818d70864ea10b086027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/66560 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensiblesResumo: O presente texto propõe um exercício poético-político exploratório, que tem como objetivo discutir a noção do valor da dança. Em cinco partes, apresentamos uma série de abordagens, conceitos, perguntas e experiências pessoais relacionadas às condições da existência sensível, memória e durabilidade da dança. Situamos estes aspectos em relação aos mecanismos de produção, valorização e marginalização da dança e suas implicações corporais, políticas e sensíveis, tanto em nós, quanto naqueles que participam indiretamente da construção deste relato coletivo. Entre uma ideia hegemônica e funcional da dança e uma ideia de resistência contra ela, apresentamos uma terceira forma de re-existência singular-plural de dança, que é inapropriável e tende a ressonância. Para tanto, revisamos materiais teóricos, nossas próprias fontes experimentais e comentários informais coletados desde 2008 até o presente. Esperamos que esta ação escrita contribua para ampliar o questionamento teórico da dança, entendida exclusivamente a partir do espaço cênico, do paradigma da subjetividade e da ideia de eficácia estética, para uma compreensão extra-cênica, infrapolítica e anti-hierárquica dos motivos e condições da dança na vida daqueles que, entre outras coisas, dançam. Palavras-chave: dança; danças singulares; imanência; ressonância; infrapolítica Resumen: El presente texto propone un ejercicio poético-político de exploración que tiene como objetivo discutir la noción del valor de la danza. En cinco apartados, exponemos una serie de planteamientos, conceptos, preguntas y vivencias personales relativas a las condiciones de existencia sensible, memoria y perdurabilidad de la danza. Situamos estos aspectos en relación a los mecanismos de producción, valoración y marginación de la danza, y sus implicaciones corporales, políticas y sensibles, tanto en nosotrxs, como en quienes participan indirectamente en la construcción de este relato colectivo. Entre una idea hegemónica y funcional de la danza, y una idea de resistencia en contra de la misma, planteamos una tercera forma de re-existencia singular-plural de las danzas, que es de carácter inapropiable y tendiente a la resonancia. Para ello, revisamos materiales teóricos, fuentes experienciales propias y comentarios informales recopilados desde 2008 hasta el presente. Esperamos que esta acción de escritura contribuya a ampliar los cuestionamientos teóricos de la danza entendida exclusivamente desde el espacio escénico, el paradigma de la subjetividad, y la idea de eficacia estética, hacia un entendimiento extra-escénico, infrapolítico y anti-jerárquico de los móviles y las condiciones de vida de la danza en la vida de quienes, entre otras cosas, danzan. Palabras-clave: danza; danzas singulares; inmanencia; resonancia; infrapolítica Resumo: O presente texto propõe um exercício poético-político exploratório, que tem como objetivo discutir a noção do valor da dança. Em cinco partes, apresentamos uma série de abordagens, conceitos, perguntas e experiências pessoais relacionadas às condições da existência sensível, memória e durabilidade da dança. Situamos estes aspectos em relação aos mecanismos de produção, valorização e marginalização da dança e suas implicações corporais, políticas e sensíveis, tanto em nós, quanto naqueles que participam indiretamente da construção deste relato coletivo. Entre uma ideia hegemônica e funcional da dança e uma ideia de resistência contra ela, apresentamos uma terceira forma de re-existência singular-plural de dança, que é inapropriável e tende a ressonância. Para tanto, revisamos materiais teóricos, nossas próprias fontes experimentais e comentários informais coletados desde 2008 até o presente. Esperamos que esta ação escrita contribua para ampliar o questionamento teórico da dança, entendida exclusivamente a partir do espaço cênico, do paradigma da subjetividade e da ideia de eficácia estética, para uma compreensão extra-cênica, infrapolítica e anti-hierárquica dos motivos e condições da dança na vida daqueles que, entre outras coisas, dançam. Palavras-chave: dança; danças singulares; imanência; ressonância; infrapolítica Universidade Federal de Goiás2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/6656010.5216/ac.v6i2.66560Art on Stage Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): Decentering Dance Research; 34-67Arte da Cena (Art on Stage); v. 6 n. 2 (2020): Descentrar as Pesquisas em Dança; 34-672358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGspahttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560/36047Copyright (c) 2020 Paulina Abufhele Meza, Santiago Diazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbufhele Meza, PaulinaDiaz, Santiago2021-04-08T15:11:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/66560Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-04-08T15:11:50Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
title |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
spellingShingle |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles Abufhele Meza, Paulina |
title_short |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
title_full |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
title_fullStr |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
title_full_unstemmed |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
title_sort |
TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles |
author |
Abufhele Meza, Paulina |
author_facet |
Abufhele Meza, Paulina Diaz, Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Diaz, Santiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abufhele Meza, Paulina Diaz, Santiago |
description |
Resumo: O presente texto propõe um exercício poético-político exploratório, que tem como objetivo discutir a noção do valor da dança. Em cinco partes, apresentamos uma série de abordagens, conceitos, perguntas e experiências pessoais relacionadas às condições da existência sensível, memória e durabilidade da dança. Situamos estes aspectos em relação aos mecanismos de produção, valorização e marginalização da dança e suas implicações corporais, políticas e sensíveis, tanto em nós, quanto naqueles que participam indiretamente da construção deste relato coletivo. Entre uma ideia hegemônica e funcional da dança e uma ideia de resistência contra ela, apresentamos uma terceira forma de re-existência singular-plural de dança, que é inapropriável e tende a ressonância. Para tanto, revisamos materiais teóricos, nossas próprias fontes experimentais e comentários informais coletados desde 2008 até o presente. Esperamos que esta ação escrita contribua para ampliar o questionamento teórico da dança, entendida exclusivamente a partir do espaço cênico, do paradigma da subjetividade e da ideia de eficácia estética, para uma compreensão extra-cênica, infrapolítica e anti-hierárquica dos motivos e condições da dança na vida daqueles que, entre outras coisas, dançam. Palavras-chave: dança; danças singulares; imanência; ressonância; infrapolítica |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560 10.5216/ac.v6i2.66560 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v6i2.66560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560/36047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paulina Abufhele Meza, Santiago Diaz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paulina Abufhele Meza, Santiago Diaz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): Decentering Dance Research; 34-67 Arte da Cena (Art on Stage); v. 6 n. 2 (2020): Descentrar as Pesquisas em Dança; 34-67 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068726081683456 |