Didi, Bumbling Ragamuffin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrico, André
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963
Resumo: O presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada.
id UFG-12_91e703b07eca6e400f2ed1f9c72bfa87
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/58963
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling Didi, Bumbling RagamuffinDidi, Maltrapilho TrapalhãoO presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada.Universidade Federal de Goiás2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5896310.5216/ac.v5i2.58963Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 2 (2019): VAGABONDS, ROVERS AND ROGUES: Strategies of Social and Artistic Insertion on a Long Marginal PathArte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 2 (2019): VAGABUNDOS, VADIOS E MALANDROS: Estratégias de Inserção Social e Artística em uma Longa Caminhada Marginal2358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963/34139Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessCarrico, André2020-04-03T00:38:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/58963Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:38:41Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Didi, Bumbling Ragamuffin
Didi, Maltrapilho Trapalhão
title Didi, Bumbling Ragamuffin
spellingShingle Didi, Bumbling Ragamuffin
Carrico, André
title_short Didi, Bumbling Ragamuffin
title_full Didi, Bumbling Ragamuffin
title_fullStr Didi, Bumbling Ragamuffin
title_full_unstemmed Didi, Bumbling Ragamuffin
title_sort Didi, Bumbling Ragamuffin
author Carrico, André
author_facet Carrico, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrico, André
description O presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963
10.5216/ac.v5i2.58963
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963
identifier_str_mv 10.5216/ac.v5i2.58963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963/34139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 2 (2019): VAGABONDS, ROVERS AND ROGUES: Strategies of Social and Artistic Insertion on a Long Marginal Path
Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 2 (2019): VAGABUNDOS, VADIOS E MALANDROS: Estratégias de Inserção Social e Artística em uma Longa Caminhada Marginal
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725855191040