Didi, Bumbling Ragamuffin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963 |
Resumo: | O presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada. |
id |
UFG-12_91e703b07eca6e400f2ed1f9c72bfa87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/58963 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
Didi, Bumbling RagamuffinDidi, Maltrapilho TrapalhãoO presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada.Universidade Federal de Goiás2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5896310.5216/ac.v5i2.58963Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 2 (2019): VAGABONDS, ROVERS AND ROGUES: Strategies of Social and Artistic Insertion on a Long Marginal PathArte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 2 (2019): VAGABUNDOS, VADIOS E MALANDROS: Estratégias de Inserção Social e Artística em uma Longa Caminhada Marginal2358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963/34139Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessCarrico, André2020-04-03T00:38:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/58963Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:38:41Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didi, Bumbling Ragamuffin Didi, Maltrapilho Trapalhão |
title |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
spellingShingle |
Didi, Bumbling Ragamuffin Carrico, André |
title_short |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
title_full |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
title_fullStr |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
title_full_unstemmed |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
title_sort |
Didi, Bumbling Ragamuffin |
author |
Carrico, André |
author_facet |
Carrico, André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrico, André |
description |
O presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963 10.5216/ac.v5i2.58963 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v5i2.58963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/58963/34139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 2 (2019): VAGABONDS, ROVERS AND ROGUES: Strategies of Social and Artistic Insertion on a Long Marginal Path Arte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 2 (2019): VAGABUNDOS, VADIOS E MALANDROS: Estratégias de Inserção Social e Artística em uma Longa Caminhada Marginal 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068725855191040 |