A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Do Val Taveira, Adriana Adriana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10020
Resumo: A Ciência Política nos mostra que, desde a denominada Constituição de Weimer, de 1919, o Estado apresenta-se mais comprometido com a função social, assumindo amplamente o encargo da prestação dos serviços fundamentais aos indivíduos e ampliando sua esfera de ação, ao realizar investimentos a proporcionar seguridade social, alimentação, saúde, habitação, educação e outros direitos sociais. Os direitos sociais podem ser caracterizados como direitos subjetivos, que permitem aos cidadãos não só direitos de agir, mas, principalmente, poderes de exigir do Estado que bem desempenhe suas atribuições fixadas pela Constituição que venham a garantir melhores condições de vida comunitária; em razão da sua natureza, são denominados, por alguns, como “liberdades positivas”, de observância obrigatória em um Estado Social. O presente trabalho visa apontar as novas perspectivas a respeito desses Direitos fundamentais no Sistema Nacional e, de maneira breve, no “panorama” mundial, principalmente, após a política internacional neoliberal iniciada no Sistema Britânico, Norte-Americano e, posteriormente, nos demais sistemas mundiais, nas décadas de 70 e 80 do Século XX.
id UFG-14_1ba7a0210f058af452a5561506f2f047
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10020
network_acronym_str UFG-14
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository_id_str
spelling A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADEEstadoDireitoSocialNeoliberal. A Ciência Política nos mostra que, desde a denominada Constituição de Weimer, de 1919, o Estado apresenta-se mais comprometido com a função social, assumindo amplamente o encargo da prestação dos serviços fundamentais aos indivíduos e ampliando sua esfera de ação, ao realizar investimentos a proporcionar seguridade social, alimentação, saúde, habitação, educação e outros direitos sociais. Os direitos sociais podem ser caracterizados como direitos subjetivos, que permitem aos cidadãos não só direitos de agir, mas, principalmente, poderes de exigir do Estado que bem desempenhe suas atribuições fixadas pela Constituição que venham a garantir melhores condições de vida comunitária; em razão da sua natureza, são denominados, por alguns, como “liberdades positivas”, de observância obrigatória em um Estado Social. O presente trabalho visa apontar as novas perspectivas a respeito desses Direitos fundamentais no Sistema Nacional e, de maneira breve, no “panorama” mundial, principalmente, após a política internacional neoliberal iniciada no Sistema Britânico, Norte-Americano e, posteriormente, nos demais sistemas mundiais, nas décadas de 70 e 80 do Século XX. Universidade Federal de Goiás2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por "double-blind review"Pesquisa bibliográficaapplication/force-downloadhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/1002010.5216/rfd.v34i02.10020Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 34 Núm. 02 (2010)Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 34 No. 02 (2010)Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 34 n. 02 (2010)0101-7187reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10020/9526Do Val Taveira, Adriana Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-07T03:12:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/10020Revistahttps://revistas.ufg.br/revfdPUBhttps://revistas.ufg.br/revfd/oaimcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com2317-67330101-7187opendoar:2011-09-07T03:12:53Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
title A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
Do Val Taveira, Adriana Adriana
Estado
Direito
Social
Neoliberal.
title_short A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
author Do Val Taveira, Adriana Adriana
author_facet Do Val Taveira, Adriana Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Do Val Taveira, Adriana Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Direito
Social
Neoliberal.
topic Estado
Direito
Social
Neoliberal.
description A Ciência Política nos mostra que, desde a denominada Constituição de Weimer, de 1919, o Estado apresenta-se mais comprometido com a função social, assumindo amplamente o encargo da prestação dos serviços fundamentais aos indivíduos e ampliando sua esfera de ação, ao realizar investimentos a proporcionar seguridade social, alimentação, saúde, habitação, educação e outros direitos sociais. Os direitos sociais podem ser caracterizados como direitos subjetivos, que permitem aos cidadãos não só direitos de agir, mas, principalmente, poderes de exigir do Estado que bem desempenhe suas atribuições fixadas pela Constituição que venham a garantir melhores condições de vida comunitária; em razão da sua natureza, são denominados, por alguns, como “liberdades positivas”, de observância obrigatória em um Estado Social. O presente trabalho visa apontar as novas perspectivas a respeito desses Direitos fundamentais no Sistema Nacional e, de maneira breve, no “panorama” mundial, principalmente, após a política internacional neoliberal iniciada no Sistema Britânico, Norte-Americano e, posteriormente, nos demais sistemas mundiais, nas décadas de 70 e 80 do Século XX.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por "double-blind review"
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10020
10.5216/rfd.v34i02.10020
url https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10020
identifier_str_mv 10.5216/rfd.v34i02.10020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10020/9526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/force-download
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 34 Núm. 02 (2010)
Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 34 No. 02 (2010)
Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 34 n. 02 (2010)
0101-7187
reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv mcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com
_version_ 1796798166689906688