A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARAL
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/11454
Resumo: O homem como ser social, somente consegueevoluir vivendo em sociedade, e debaixo de regras - o quelhe dá segurança e certeza, pois há normas de conduta préestabelecidas, ou até mesmo pós estabelecidas que devemser aplicadas para o futuro-, mesmo sendo autônomo eprocurando realizar seus próprios interesses. Para que seentenda o Estado Moderno é preciso observar a evoluçãohistórica da organização social humana.A história “acontece”, os homens evoluem, mudam,amadurecem, passam a se comunicar e interagir cadavez mais; e, não poderia ser diferente, as transformaçõesadvindas nesta nova ordem mundial, o chamado processode globalização - que há algum tempo causou certofrenesi, não se restringe aos aspectos econômicos, políticose sociais, mas podem ser observadas ao nível conceitual,onde presencia-se alterações em diversos conceitosflexibilizados frente ao novo contexto (por exemplo arelativização da soberania).Neste contexto se mostra importante, repita-se, o fenômenoda globalização que cria processos e mecanismos de integração,ultrapassando as fronteiras estatais. E, portanto, paraconhecer reflexos da globalização necessário se faz analisara Comunidade Europeia, pois esta vem transformando conceitosjurídicos de há muito sedimentados, tais como, jurisdição,competência e principalmente, soberania.
id UFG-14_db4b6c593afc18fca110cbbe02430123
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/11454
network_acronym_str UFG-14
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository_id_str
spelling A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.EstadosoberaniasupranacionalidadeigualdadeintegraçãoO homem como ser social, somente consegueevoluir vivendo em sociedade, e debaixo de regras - o quelhe dá segurança e certeza, pois há normas de conduta préestabelecidas, ou até mesmo pós estabelecidas que devemser aplicadas para o futuro-, mesmo sendo autônomo eprocurando realizar seus próprios interesses. Para que seentenda o Estado Moderno é preciso observar a evoluçãohistórica da organização social humana.A história “acontece”, os homens evoluem, mudam,amadurecem, passam a se comunicar e interagir cadavez mais; e, não poderia ser diferente, as transformaçõesadvindas nesta nova ordem mundial, o chamado processode globalização - que há algum tempo causou certofrenesi, não se restringe aos aspectos econômicos, políticose sociais, mas podem ser observadas ao nível conceitual,onde presencia-se alterações em diversos conceitosflexibilizados frente ao novo contexto (por exemplo arelativização da soberania).Neste contexto se mostra importante, repita-se, o fenômenoda globalização que cria processos e mecanismos de integração,ultrapassando as fronteiras estatais. E, portanto, paraconhecer reflexos da globalização necessário se faz analisara Comunidade Europeia, pois esta vem transformando conceitosjurídicos de há muito sedimentados, tais como, jurisdição,competência e principalmente, soberania.Universidade Federal de Goiás2010-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por "double-blind review"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/1145410.5216/rfd.v33i2.11454Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 33 Núm. 2 (2009); 35/49Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 33 No. 2 (2009); 35/49Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 33 n. 2 (2009); 35/490101-7187reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/11454/7515BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARALinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-13T12:28:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/11454Revistahttps://revistas.ufg.br/revfdPUBhttps://revistas.ufg.br/revfd/oaimcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com2317-67330101-7187opendoar:2010-09-13T12:28:08Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
title A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
spellingShingle A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARAL
Estado
soberania
supranacionalidade
igualdade
integração
title_short A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
title_full A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
title_fullStr A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
title_full_unstemmed A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
title_sort A RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA, BENESSE PARA SOCIEDADE MODERNA? ESTUDO JURÍDICO ACERCA DA COMUNIDADE EUROPÉIA.
author BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARAL
author_facet BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARAL
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAHIA, CLÁUDIO JOSÉ AMARAL
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
soberania
supranacionalidade
igualdade
integração
topic Estado
soberania
supranacionalidade
igualdade
integração
description O homem como ser social, somente consegueevoluir vivendo em sociedade, e debaixo de regras - o quelhe dá segurança e certeza, pois há normas de conduta préestabelecidas, ou até mesmo pós estabelecidas que devemser aplicadas para o futuro-, mesmo sendo autônomo eprocurando realizar seus próprios interesses. Para que seentenda o Estado Moderno é preciso observar a evoluçãohistórica da organização social humana.A história “acontece”, os homens evoluem, mudam,amadurecem, passam a se comunicar e interagir cadavez mais; e, não poderia ser diferente, as transformaçõesadvindas nesta nova ordem mundial, o chamado processode globalização - que há algum tempo causou certofrenesi, não se restringe aos aspectos econômicos, políticose sociais, mas podem ser observadas ao nível conceitual,onde presencia-se alterações em diversos conceitosflexibilizados frente ao novo contexto (por exemplo arelativização da soberania).Neste contexto se mostra importante, repita-se, o fenômenoda globalização que cria processos e mecanismos de integração,ultrapassando as fronteiras estatais. E, portanto, paraconhecer reflexos da globalização necessário se faz analisara Comunidade Europeia, pois esta vem transformando conceitosjurídicos de há muito sedimentados, tais como, jurisdição,competência e principalmente, soberania.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por "double-blind review"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/11454
10.5216/rfd.v33i2.11454
url https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/11454
identifier_str_mv 10.5216/rfd.v33i2.11454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/11454/7515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 33 Núm. 2 (2009); 35/49
Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 33 No. 2 (2009); 35/49
Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 33 n. 2 (2009); 35/49
0101-7187
reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv mcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com
_version_ 1796798166726606848