Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Fábio Ferreira de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2767
Resumo: Os vídeos da cultura de massa são importantes meios para a compreensão de um ambiente cultural contemporâneo, capazes de revelarem significados dos costumes e valores sociais. Dentro dos vários gêneros existentes, o videoclipe é um modelo de grande disseminação na sociedade, contendo uma tipologia irregular. A escolha desses formatos prende-se a fatores propriamente relacionados à investigação de fenômenos sígnicos híbridos de grande visibilidade. Encontra-se numa abordagem do objeto inserida no contexto dos processos contemporâneos de produção de imagens visuais e busca-se nesse objeto, a realização de exames, reconhecimentos das suas signagens videográficas. Então, o propósito da presente dissertação é de, através dos discursos sonoro, textual e imagético, procurar identificar traços do fenômeno de natureza sonoro-visual e as suas marcas sígnicas nos segmentos dos videoclipes cuja estruturação semiótica esteja comprometida com o processo de desconstrução videográfica, a partir do contexto de criação do diretor e videasta Chris Cunningham. As análises incluem os seguintes trabalhos: Come to Daddy, para Aphex Twin; Afrika Shox, para Leftfield e All is Full of Love, para Björk. O referencial teórico-metodológico de pesquisa adotado foi o semiótico, estabelecido por pontos de contato entre as categorias sintáticas, semânticas e pragmáticas desenvolvidas por Charles W. Morris, além de conceitos de Charles S. Pierce. Acrescentam-se aí, os métodos analíticos de Siegfried Maser, estudos de Daniel Bougnoux, Rudolf Arnheim, Arlindo Machado, Raymond Bellour, Jacques Aumont e outros, que sustentam a apreciação realizada. Na decomposição analítica foram levantados os elementos constituintes dos videoclipes, descritos em pormenores, operação que remonta as combinações sintáticas das idéias materializadas nesses signos. A partir da sintaxe são alcançados os aspectos semânticos e posteriormente, estende-se o contexto pragmático. Os estudos foram dispostos também em forma de tabela, contendo gráficos e dados mensurativos, servindo para fixar com exatidão referências das algumas discussões teóricas realizadas. É incluído também um exame da metodologia utilizada, a partir desses resultados e elementos identificados, no resgate dos conceitos semióticos de Charles W. Morris. Por fim, são observadas algumas questões da produção de sentidos, dessas associações em vista à obtenção de objetivos específicos, onde essas atividades possam ser recontextualizadas dentro da cultura visual.
id UFG-2_05cac519dc09c2cb2363eb4927d291df
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2767
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling CLÍMACO, José César Teatinihttp://lattes.cnpq.br/4105136553667901http://lattes.cnpq.br/9209362463242475LIMA, Fábio Ferreira de2014-07-29T16:27:48Z2009-05-252006-05-18LIMA, Fábio Ferreira de. Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2767Made available in DSpace on 2014-07-29T16:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Fabio Fereira de Lima.pdf: 3018079 bytes, checksum: ff52e57d6978369654d719b49a88a710 (MD5) Previous issue date: 2006-05-18Os vídeos da cultura de massa são importantes meios para a compreensão de um ambiente cultural contemporâneo, capazes de revelarem significados dos costumes e valores sociais. Dentro dos vários gêneros existentes, o videoclipe é um modelo de grande disseminação na sociedade, contendo uma tipologia irregular. A escolha desses formatos prende-se a fatores propriamente relacionados à investigação de fenômenos sígnicos híbridos de grande visibilidade. Encontra-se numa abordagem do objeto inserida no contexto dos processos contemporâneos de produção de imagens visuais e busca-se nesse objeto, a realização de exames, reconhecimentos das suas signagens videográficas. Então, o propósito da presente dissertação é de, através dos discursos sonoro, textual e imagético, procurar identificar traços do fenômeno de natureza sonoro-visual e as suas marcas sígnicas nos segmentos dos videoclipes cuja estruturação semiótica esteja comprometida com o processo de desconstrução videográfica, a partir do contexto de criação do diretor e videasta Chris Cunningham. As análises incluem os seguintes trabalhos: Come to Daddy, para Aphex Twin; Afrika Shox, para Leftfield e All is Full of Love, para Björk. O referencial teórico-metodológico de pesquisa adotado foi o semiótico, estabelecido por pontos de contato entre as categorias sintáticas, semânticas e pragmáticas desenvolvidas por Charles W. Morris, além de conceitos de Charles S. Pierce. Acrescentam-se aí, os métodos analíticos de Siegfried Maser, estudos de Daniel Bougnoux, Rudolf Arnheim, Arlindo Machado, Raymond Bellour, Jacques Aumont e outros, que sustentam a apreciação realizada. Na decomposição analítica foram levantados os elementos constituintes dos videoclipes, descritos em pormenores, operação que remonta as combinações sintáticas das idéias materializadas nesses signos. A partir da sintaxe são alcançados os aspectos semânticos e posteriormente, estende-se o contexto pragmático. Os estudos foram dispostos também em forma de tabela, contendo gráficos e dados mensurativos, servindo para fixar com exatidão referências das algumas discussões teóricas realizadas. É incluído também um exame da metodologia utilizada, a partir desses resultados e elementos identificados, no resgate dos conceitos semióticos de Charles W. Morris. Por fim, são observadas algumas questões da produção de sentidos, dessas associações em vista à obtenção de objetivos específicos, onde essas atividades possam ser recontextualizadas dentro da cultura visual.application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5715/Dissertacao%20Fabio%20Fereira%20de%20Lima.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Cultura VisualUFGBRProcessos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidadevídeocultura de massavideoclipevideomedia massvideoclipCNPQ::Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunninghaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Fabio Fereira de Lima.pdfapplication/pdf3018079http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b24175c2-15e9-4d2c-9f4a-a29016669a20/downloadff52e57d6978369654d719b49a88a710MD51THUMBNAILDissertacao Fabio Fereira de Lima.pdf.jpgDissertacao Fabio Fereira de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg7696http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/79d856cd-bda5-4725-b85c-791ace715092/downloada1c9caa35808651d18a72c24d1f969edMD52tde/27672014-07-30 03:23:14.058open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2767http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:23:14Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
title Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
spellingShingle Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
LIMA, Fábio Ferreira de
vídeo
cultura de massa
videoclipe
video
media mass
videoclip
CNPQ::
title_short Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
title_full Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
title_fullStr Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
title_full_unstemmed Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
title_sort Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham
author LIMA, Fábio Ferreira de
author_facet LIMA, Fábio Ferreira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CLÍMACO, José César Teatini
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4105136553667901
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9209362463242475
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Fábio Ferreira de
contributor_str_mv CLÍMACO, José César Teatini
dc.subject.por.fl_str_mv vídeo
cultura de massa
videoclipe
topic vídeo
cultura de massa
videoclipe
video
media mass
videoclip
CNPQ::
dc.subject.eng.fl_str_mv video
media mass
videoclip
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::
description Os vídeos da cultura de massa são importantes meios para a compreensão de um ambiente cultural contemporâneo, capazes de revelarem significados dos costumes e valores sociais. Dentro dos vários gêneros existentes, o videoclipe é um modelo de grande disseminação na sociedade, contendo uma tipologia irregular. A escolha desses formatos prende-se a fatores propriamente relacionados à investigação de fenômenos sígnicos híbridos de grande visibilidade. Encontra-se numa abordagem do objeto inserida no contexto dos processos contemporâneos de produção de imagens visuais e busca-se nesse objeto, a realização de exames, reconhecimentos das suas signagens videográficas. Então, o propósito da presente dissertação é de, através dos discursos sonoro, textual e imagético, procurar identificar traços do fenômeno de natureza sonoro-visual e as suas marcas sígnicas nos segmentos dos videoclipes cuja estruturação semiótica esteja comprometida com o processo de desconstrução videográfica, a partir do contexto de criação do diretor e videasta Chris Cunningham. As análises incluem os seguintes trabalhos: Come to Daddy, para Aphex Twin; Afrika Shox, para Leftfield e All is Full of Love, para Björk. O referencial teórico-metodológico de pesquisa adotado foi o semiótico, estabelecido por pontos de contato entre as categorias sintáticas, semânticas e pragmáticas desenvolvidas por Charles W. Morris, além de conceitos de Charles S. Pierce. Acrescentam-se aí, os métodos analíticos de Siegfried Maser, estudos de Daniel Bougnoux, Rudolf Arnheim, Arlindo Machado, Raymond Bellour, Jacques Aumont e outros, que sustentam a apreciação realizada. Na decomposição analítica foram levantados os elementos constituintes dos videoclipes, descritos em pormenores, operação que remonta as combinações sintáticas das idéias materializadas nesses signos. A partir da sintaxe são alcançados os aspectos semânticos e posteriormente, estende-se o contexto pragmático. Os estudos foram dispostos também em forma de tabela, contendo gráficos e dados mensurativos, servindo para fixar com exatidão referências das algumas discussões teóricas realizadas. É incluído também um exame da metodologia utilizada, a partir desses resultados e elementos identificados, no resgate dos conceitos semióticos de Charles W. Morris. Por fim, são observadas algumas questões da produção de sentidos, dessas associações em vista à obtenção de objetivos específicos, onde essas atividades possam ser recontextualizadas dentro da cultura visual.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-18
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Fábio Ferreira de. Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2767
identifier_str_mv LIMA, Fábio Ferreira de. Sentidos fluidos: uma abordagem semiótica dos videoclipes de Chris Cunningham. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Cultura Visual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b24175c2-15e9-4d2c-9f4a-a29016669a20/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/79d856cd-bda5-4725-b85c-791ace715092/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ff52e57d6978369654d719b49a88a710
a1c9caa35808651d18a72c24d1f969ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044317186523136