O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFG |
dARK ID: | ark:/38995/0013000001v33 |
Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748 |
Resumo: | Não consta resumo em outro idioma. |
id |
UFG-2_4bfc5af9e3a795d0c75917801ca6ec92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3748 |
network_acronym_str |
UFG-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Goiamérico Felício Carneiro doshttp://lattes.cnpq.br/4360025460772301Santos, Goiamérico Felício Carneiro dosMendonça, Maria Luiza Martins deBarreto Filho, Eneus TrindadePrado, Luciana Ferreira Serenini2014-12-04T19:26:29Z2013-12-11PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748ark:/38995/0013000001v33Não consta resumo em outro idioma.Este trabalho tem por objetivo procurar compreender as relações entre a produção de linguagens e mensagens publicitárias divulgadas por empresas do segmento de varejo de eletroeletrônicos e móveis, no processo de procura por capital social frente aos consumidores/fãs/seguidores, inseridos na rede social Facebook. Tendo como base uma pesquisa empírica que em um primeiro momento utilizou-se do monitoramento dos dados e tráfegos de interações entre empresas e consumidores analisados quantitativamente, com o respaldo da ferramenta Scup. Posteriormente iniciou-se o recorte do objeto, selecionando a categoria de mensagens mais compartilhadas pelos seguidores das páginas entre três de junho a primeiro de julho de 2013 como marco para a identificação entre empresa e indivíduo; buscando a partir destas postagens as marcas de um possível discurso publicitário assentado no campo da razão ou da emoção, considerando investigar a hipótese de que as mensagens de maior repercussão e compartilhamento poderiam refletir uma tendência à apropriação de uma fala emocional e humorística, típica das construções das relações entre amigos virtuais e não somente consumidores, como forma de persuasão e representação das marcas de varejo funcionando também como formadoras da cultura do consumo na contemporaneidade. As conclusões apresentam um cenário de ambivalência, de novas propostas de interações que se modulam tanto pela postura de posicionamento das empresas, quanto pela expectativa demonstrada pelos compartilhamentos dos consumidores em obtenção tanto de informação, quanto de entretenimento, perspectivas que o canal de comunicação virtual abre como campo de novas formas de interação e convivência.Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-12-04T17:01:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-12-04T19:26:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-04T19:26:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf: 5624107 bytes, checksum: 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-12-11application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/13339/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Luciana%20Ferreira%20Serenini%20Prado%20-%202013.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)UFGBrasilFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociaisConsumoLinguagensCulturaFacebookSocial networksConsumptionLanguagesCultureCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtualWhat does the retail on social networks: views about the languages in the world of virtual consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-7949609749769452194600600600-3448915382621527388-4056021055502874573reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGTEXTDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.txtDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.txtExtracted Texttext/plain357685http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8a34fe73-f293-4c1f-b2db-16c553d92bce/downloadbcebba80c10260f2b7a6449bed60dba1MD56THUMBNAILDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.jpgDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8fd30e4-fba5-43ff-bc3c-693f7b2230a5/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/07f96d75-7598-448e-8d8d-2ce7da02047f/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8864d13a-9e0d-495d-a30c-30f386600cf1/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f8687aa6-ec1b-4301-8bd1-e8c11c17fe9e/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/3d82dfbd-91d2-4afe-8356-f9dc94385b41/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54ORIGINALDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdfDissertação - Luciana Ferreira Serenini Prado - 2013.pdfapplication/pdf5624107http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7a4cc060-440f-41fa-864a-048baba43160/download1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462MD55tede/37482014-12-05 03:02:32.495http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3748http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-12-05T05:02:32Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
What does the retail on social networks: views about the languages in the world of virtual consumption |
title |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
spellingShingle |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual Prado, Luciana Ferreira Serenini Redes sociais Consumo Linguagens Cultura Social networks Consumption Languages Culture CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
title_full |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
title_fullStr |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
title_full_unstemmed |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
title_sort |
O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual |
author |
Prado, Luciana Ferreira Serenini |
author_facet |
Prado, Luciana Ferreira Serenini |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4360025460772301 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mendonça, Maria Luiza Martins de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Barreto Filho, Eneus Trindade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Luciana Ferreira Serenini |
contributor_str_mv |
Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos Mendonça, Maria Luiza Martins de Barreto Filho, Eneus Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Consumo Linguagens Cultura |
topic |
Redes sociais Consumo Linguagens Cultura Social networks Consumption Languages Culture CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks Consumption Languages Culture |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Não consta resumo em outro idioma. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-04T19:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/38995/0013000001v33 |
identifier_str_mv |
PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. ark:/38995/0013000001v33 |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-7949609749769452194 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-3448915382621527388 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFG |
collection |
Repositório Institucional da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8a34fe73-f293-4c1f-b2db-16c553d92bce/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8fd30e4-fba5-43ff-bc3c-693f7b2230a5/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/07f96d75-7598-448e-8d8d-2ce7da02047f/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8864d13a-9e0d-495d-a30c-30f386600cf1/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f8687aa6-ec1b-4301-8bd1-e8c11c17fe9e/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/3d82dfbd-91d2-4afe-8356-f9dc94385b41/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7a4cc060-440f-41fa-864a-048baba43160/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcebba80c10260f2b7a6449bed60dba1 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 1a4210f3de93e1f949b9d4106f08a462 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tasesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1815172528128131072 |