Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA NETO, João Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
dARK ID: ark:/38995/0013000006f8x
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2006
Resumo: This paper work discusses how the Physical Education is influenced by the Pragmatism and by the Culture Industry in modernity. It based in how this context interferes in the teacher s action. The theoretical reference adopted the theory critical, especially form Adorno. The research shows that the Physical Education and its teachers have been pushed to search immediate results, which attend the capital interests, based on what is established by the Culture Industry, although, it points also possibilities of transformation by the teacher s action
id UFG-2_611c9abcbd36f1ab1cba66ef138f6494
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2006
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling ZANOLLA, Silvia Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5315228656448708http://lattes.cnpq.br/3689263721101308VIEIRA NETO, João Martins2014-07-29T16:10:30Z2009-05-272008-08-27VIEIRA NETO, João Martins. Physical Education and pragmatic action in the Culture Industry context: challenges to the critical education. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2006ark:/38995/0013000006f8xThis paper work discusses how the Physical Education is influenced by the Pragmatism and by the Culture Industry in modernity. It based in how this context interferes in the teacher s action. The theoretical reference adopted the theory critical, especially form Adorno. The research shows that the Physical Education and its teachers have been pushed to search immediate results, which attend the capital interests, based on what is established by the Culture Industry, although, it points also possibilities of transformation by the teacher s actionO trabalho discute como a Educação Física é influenciada pelo Pragmatismo e pela Indústria Cultural na modernidade. Centra-se em como este contexto interfere na ação do professor. O referencial teórico adotado é a teoria crítica, sobretudo de Adorno. A pesquisa teórica demonstra que a Educação Física e seus professores têm sido pressionados na busca por resultados imediatos, que atendam aos interesses do capital, pautados no que é estabelecido pela Indústria Cultural, porém, aponta também possibilidades de transformação pela ação do professor.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacaojmvneto.pdf: 378583 bytes, checksum: bd22bd6b50c62d98462c021ff5f8962b (MD5) Previous issue date: 2008-08-27application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4973/dissertacaojmvneto.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em EducaçãoUFGBRCiências HumanasEducação FísicaAção PragmáticaIndústria CulturalPhysical EducationPragmatic ActionCulture IndustryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação críticaPhysical Education and pragmatic action in the Culture Industry context: challenges to the critical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALdissertacaojmvneto.pdfapplication/pdf378583http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0664c036-88f5-4e98-af72-ffc2969d65cf/downloadbd22bd6b50c62d98462c021ff5f8962bMD51THUMBNAILdissertacaojmvneto.pdf.jpgdissertacaojmvneto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c5a9be59-2496-46f6-807d-ea593f3df49f/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52tde/20062014-07-30 03:17:50.497open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2006http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:17:50Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Physical Education and pragmatic action in the Culture Industry context: challenges to the critical education
title Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
spellingShingle Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
VIEIRA NETO, João Martins
Educação Física
Ação Pragmática
Indústria Cultural
Physical Education
Pragmatic Action
Culture Industry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
title_full Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
title_fullStr Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
title_full_unstemmed Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
title_sort Educação Física e ação pragmática no contexto da Indústria Cultural: desafios à educação crítica
author VIEIRA NETO, João Martins
author_facet VIEIRA NETO, João Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5315228656448708
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3689263721101308
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA NETO, João Martins
contributor_str_mv ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ação Pragmática
Indústria Cultural
topic Educação Física
Ação Pragmática
Indústria Cultural
Physical Education
Pragmatic Action
Culture Industry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Pragmatic Action
Culture Industry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper work discusses how the Physical Education is influenced by the Pragmatism and by the Culture Industry in modernity. It based in how this context interferes in the teacher s action. The theoretical reference adopted the theory critical, especially form Adorno. The research shows that the Physical Education and its teachers have been pushed to search immediate results, which attend the capital interests, based on what is established by the Culture Industry, although, it points also possibilities of transformation by the teacher s action
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA NETO, João Martins. Physical Education and pragmatic action in the Culture Industry context: challenges to the critical education. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2006
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/38995/0013000006f8x
identifier_str_mv VIEIRA NETO, João Martins. Physical Education and pragmatic action in the Culture Industry context: challenges to the critical education. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
ark:/38995/0013000006f8x
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0664c036-88f5-4e98-af72-ffc2969d65cf/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c5a9be59-2496-46f6-807d-ea593f3df49f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd22bd6b50c62d98462c021ff5f8962b
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1815172578332901376