Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRASSI, Giovanni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
dARK ID: ark:/38995/0013000002nt5
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/591
Resumo: The objective of this study was to analyze contextually how impressions of visitors to the Information Center of the Regional Center of Nuclear Sciences of the Midwest (CI-CRCN-CO) in the anniversary month of twenty years of the accident with the Cesium-137 in Goiânia, September 2007, in others words, qualitatively analyze the actions of popular science pursued for this space non-formal education. Using some of the theoretical references, we discuss the formal and non-formal, communication and popularization of science and functions of museums and science centers to analyze the activities of an institution which, besides carrying out research and make the monitoring of environment near the deposits where the garbage generated by the accident with cesium-137, is visited in order to inform the population about the episode occurred in September 1987. The data collected through documentary analysis and semi-structured interviews allowed a qualitative analysis taking into account the cultural, political, social and academic actions performed by the Information Center CRCN-CO. Respondents consider that the aforementioned institution is helping to expand scientific knowledge of the population, raising the critical sense of scientific production and generating developments of its activities in schools that visit.
id UFG-2_995c9711fb6daf57e0f2f00dd5a2b3a5
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/591
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling FERRARI, Paulo Celsohttp://lattes.cnpq.br/7343208770093029http://lattes.cnpq.br/1756087697111874GRASSI, Giovanni2014-07-29T15:00:30Z2010-08-192010-05-05GRASSI, Giovanni. Impressions and actions of teachers who visited centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: two decades of the accident with Cesium-137 in Goiânia. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/591ark:/38995/0013000002nt5The objective of this study was to analyze contextually how impressions of visitors to the Information Center of the Regional Center of Nuclear Sciences of the Midwest (CI-CRCN-CO) in the anniversary month of twenty years of the accident with the Cesium-137 in Goiânia, September 2007, in others words, qualitatively analyze the actions of popular science pursued for this space non-formal education. Using some of the theoretical references, we discuss the formal and non-formal, communication and popularization of science and functions of museums and science centers to analyze the activities of an institution which, besides carrying out research and make the monitoring of environment near the deposits where the garbage generated by the accident with cesium-137, is visited in order to inform the population about the episode occurred in September 1987. The data collected through documentary analysis and semi-structured interviews allowed a qualitative analysis taking into account the cultural, political, social and academic actions performed by the Information Center CRCN-CO. Respondents consider that the aforementioned institution is helping to expand scientific knowledge of the population, raising the critical sense of scientific production and generating developments of its activities in schools that visit.O objetivo deste estudo foi analisar de maneira contextualizada as impressões dos visitantes ao Centro de Informações do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CI-CRCN-CO), no mês de aniversário de vinte anos do acidente com o Césio-137 em Goiânia, setembro de 2007; ou seja, analisar qualitativamente as ações de divulgação científica exercidas por este espaço não-formal de educação. Utilizando-nos de alguns referenciais teóricos, discutimos a educação formal e não-formal, a divulgação e popularização da ciência e as funções dos museus e centros de ciências para analisar as atividades de uma instituição que, além de realizar pesquisa e fazer o monitoramento do meio ambiente nas proximidades dos depósitos onde está o lixo gerado pelo acidente com o Césio-137, recebe visitas com o intuito de esclarecer a população sobre o episódio ocorrido em setembro de 1987. Os dados coletados por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas permitiram uma análise qualitativa considerando os aspectos culturais, político-sociais e acadêmicos das ações exercidas pelo Centro de Informações do CRCN-CO. Os entrevistados consideram que a citada instituição está contribuindo para a ampliação do conhecimento científico da população, despertando o senso crítico sobre a produção científica e gerando desdobramentos de suas atividades nas escolas que a visitam.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Giovanni Grassi.pdf: 471255 bytes, checksum: 5aa23c00a2f039c90d2dad26f7cf8301 (MD5) Previous issue date: 2010-05-05application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/3134/Dissertacao%20Giovanni%20Grassi.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Educação em Ciências e MatemáticaUFGBRCiências Exatas e da Terra1. Educação não-formal2. Divulgação científica3. Acidente radioativo4. Césio-1371. Educação não formal; 2. Divulgação científica; 3. Acidente radiotivo; 4. Césio-1371. Nonformal2. Science communication3. Radioactive accident4. Cesium-137CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAImpressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em GoiâniaImpressions and actions of teachers who visited centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: two decades of the accident with Cesium-137 in Goiâniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Giovanni Grassi.pdfapplication/pdf471255http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f770509e-1414-47a4-b5d5-d43c3a6f0e80/download5aa23c00a2f039c90d2dad26f7cf8301MD51TEXTDissertacao Giovanni Grassi.pdf.txtDissertacao Giovanni Grassi.pdf.txtExtracted Texttext/plain140577http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/41dcc680-030a-4e6f-8b5a-37e964d4de71/download2fca7660a48a726dd3ed3791971b21e4MD52THUMBNAILDissertacao Giovanni Grassi.pdf.jpgDissertacao Giovanni Grassi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/66c12662-9882-472d-b172-38daa9f5d265/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tde/5912014-07-30 03:03:11.514open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/591http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:03:11Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Impressions and actions of teachers who visited centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: two decades of the accident with Cesium-137 in Goiânia
title Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
spellingShingle Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
GRASSI, Giovanni
1. Educação não-formal
2. Divulgação científica
3. Acidente radioativo
4. Césio-137
1. Educação não formal; 2. Divulgação científica; 3. Acidente radiotivo; 4. Césio-137
1. Nonformal
2. Science communication
3. Radioactive accident
4. Cesium-137
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
title_full Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
title_fullStr Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
title_full_unstemmed Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
title_sort Impressões e ações de professores que visitaram o centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia
author GRASSI, Giovanni
author_facet GRASSI, Giovanni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERRARI, Paulo Celso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7343208770093029
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1756087697111874
dc.contributor.author.fl_str_mv GRASSI, Giovanni
contributor_str_mv FERRARI, Paulo Celso
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Educação não-formal
2. Divulgação científica
3. Acidente radioativo
4. Césio-137
1. Educação não formal; 2. Divulgação científica; 3. Acidente radiotivo; 4. Césio-137
topic 1. Educação não-formal
2. Divulgação científica
3. Acidente radioativo
4. Césio-137
1. Educação não formal; 2. Divulgação científica; 3. Acidente radiotivo; 4. Césio-137
1. Nonformal
2. Science communication
3. Radioactive accident
4. Cesium-137
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv 1. Nonformal
2. Science communication
3. Radioactive accident
4. Cesium-137
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The objective of this study was to analyze contextually how impressions of visitors to the Information Center of the Regional Center of Nuclear Sciences of the Midwest (CI-CRCN-CO) in the anniversary month of twenty years of the accident with the Cesium-137 in Goiânia, September 2007, in others words, qualitatively analyze the actions of popular science pursued for this space non-formal education. Using some of the theoretical references, we discuss the formal and non-formal, communication and popularization of science and functions of museums and science centers to analyze the activities of an institution which, besides carrying out research and make the monitoring of environment near the deposits where the garbage generated by the accident with cesium-137, is visited in order to inform the population about the episode occurred in September 1987. The data collected through documentary analysis and semi-structured interviews allowed a qualitative analysis taking into account the cultural, political, social and academic actions performed by the Information Center CRCN-CO. Respondents consider that the aforementioned institution is helping to expand scientific knowledge of the population, raising the critical sense of scientific production and generating developments of its activities in schools that visit.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRASSI, Giovanni. Impressions and actions of teachers who visited centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: two decades of the accident with Cesium-137 in Goiânia. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/591
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/38995/0013000002nt5
identifier_str_mv GRASSI, Giovanni. Impressions and actions of teachers who visited centro regional de ciências nucleares do Centro-Oeste: two decades of the accident with Cesium-137 in Goiânia. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
ark:/38995/0013000002nt5
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f770509e-1414-47a4-b5d5-d43c3a6f0e80/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/41dcc680-030a-4e6f-8b5a-37e964d4de71/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/66c12662-9882-472d-b172-38daa9f5d265/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5aa23c00a2f039c90d2dad26f7cf8301
2fca7660a48a726dd3ed3791971b21e4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1815172537476186112