O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jacqueline de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424
Resumo: A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material.
id UFG-2_a82d4f98b7b25d67a905b36db17ba461
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2424
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling LIMA, Lucielena Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/5215089054455580http://lattes.cnpq.br/3396975763670553SOUZA, Jacqueline de2014-07-29T16:19:08Z2012-12-122012-06-15SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424Made available in DSpace on 2014-07-29T16:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elementos socioculturais na aula de e le.pdf: 1190549 bytes, checksum: 8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071a (MD5) Previous issue date: 2012-06-15A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material.application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5223/Elementos%20socioculturais%20na%20aula%20de%20e%20le.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Letras e LinguísticaUFGBRLingüística, Letras e ArtesEnsino de espanholensino fundamentalgêneros discursivossequências didáticasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALElementos socioculturais na aula de e le.pdfapplication/pdf1190549http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8247bc9e-a430-4d48-891d-8ca190b42d65/download8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071aMD51THUMBNAILElementos socioculturais na aula de e le.pdf.jpgElementos socioculturais na aula de e le.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec1ae9c3-427c-4ae9-8196-15853ef44133/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52tde/24242014-07-30 03:19:42.609open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2424http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:19:42Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
title O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
spellingShingle O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
SOUZA, Jacqueline de
Ensino de espanhol
ensino fundamental
gêneros discursivos
sequências didáticas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
title_full O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
title_fullStr O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
title_full_unstemmed O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
title_sort O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
author SOUZA, Jacqueline de
author_facet SOUZA, Jacqueline de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA, Lucielena Mendonça de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5215089054455580
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3396975763670553
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Jacqueline de
contributor_str_mv LIMA, Lucielena Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de espanhol
ensino fundamental
gêneros discursivos
sequências didáticas
topic Ensino de espanhol
ensino fundamental
gêneros discursivos
sequências didáticas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424
identifier_str_mv SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Letras e Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8247bc9e-a430-4d48-891d-8ca190b42d65/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec1ae9c3-427c-4ae9-8196-15853ef44133/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044434992988160