O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFG |
Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424 |
Resumo: | A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material. |
id |
UFG-2_a82d4f98b7b25d67a905b36db17ba461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2424 |
network_acronym_str |
UFG-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, Lucielena Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/5215089054455580http://lattes.cnpq.br/3396975763670553SOUZA, Jacqueline de2014-07-29T16:19:08Z2012-12-122012-06-15SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424ark:/38995/001300000fftqMade available in DSpace on 2014-07-29T16:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elementos socioculturais na aula de e le.pdf: 1190549 bytes, checksum: 8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071a (MD5) Previous issue date: 2012-06-15A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material.application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5223/Elementos%20socioculturais%20na%20aula%20de%20e%20le.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Letras e LinguísticaUFGBRLingüística, Letras e ArtesEnsino de espanholensino fundamentalgêneros discursivossequências didáticasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALElementos socioculturais na aula de e le.pdfapplication/pdf1190549http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8247bc9e-a430-4d48-891d-8ca190b42d65/download8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071aMD51THUMBNAILElementos socioculturais na aula de e le.pdf.jpgElementos socioculturais na aula de e le.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec1ae9c3-427c-4ae9-8196-15853ef44133/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52tde/24242014-07-30 03:19:42.609open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2424http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:19:42Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
title |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
spellingShingle |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática SOUZA, Jacqueline de Ensino de espanhol ensino fundamental gêneros discursivos sequências didáticas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
title_full |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
title_fullStr |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
title_full_unstemmed |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
title_sort |
O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática |
author |
SOUZA, Jacqueline de |
author_facet |
SOUZA, Jacqueline de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LIMA, Lucielena Mendonça de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5215089054455580 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3396975763670553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Jacqueline de |
contributor_str_mv |
LIMA, Lucielena Mendonça de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de espanhol ensino fundamental gêneros discursivos sequências didáticas |
topic |
Ensino de espanhol ensino fundamental gêneros discursivos sequências didáticas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T16:19:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/38995/001300000fftq |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. ark:/38995/001300000fftq |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Letras e Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFG |
collection |
Repositório Institucional da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8247bc9e-a430-4d48-891d-8ca190b42d65/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec1ae9c3-427c-4ae9-8196-15853ef44133/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c53ed8ed078c4bde0d73418b204071a cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tasesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1811721538000388096 |