Paul Ricoeur e a história: a verdade do discurso histórico como problema epistemológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Isanara Kethly Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
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Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11731
Resumo: Esta dissertação visa discutir o pensamento do filósofo Paul Ricoeur sobre a história através de duas obras centrais: Tempo e narrativa (1983-85) e A memória, a história, o esquecimento (2000). O principal objetivo é analisar, em uma perspectiva epistemológica, a problemática da pretensão de verdade do discurso histórico. Para tanto, opera-se uma seleção conceitual, centrada nas discussões historiográficas das obras citadas e em ensaios específicos escritos pelo filósofo, como o capítulo Objetividade e subjetividade em história da obra História e Verdade (1955). Busca-se evidenciar que a discussão em torno da verdade do conhecimento histórico, ainda que indiretamente, é um ponto central do pensamento ricoeuriano, inscrito na relação entre conceitos e temas abordados pelo filósofo francês sobre a história: a relação entre subjetividade e objetividade do conhecimento histórico, narrativa histórica e ficcional, história e memória. Em contornos bem delimitados, entendemos que Ricoeur delineou uma linha de análise alternativa, entre o realismo positivista e o relativismo histórico, com a proposição do conceito de representância que condensa em si as expectativas ao que é chamado de intencionalidade historiadora. Na demarcação conceitual ricoeuriana, a noção de verdade pelo viés da representância tem como base os procedimentos epistemológicos, contudo, ultrapassa os, abrangendo uma perspectiva ética. Observa-se que os temas discutidos por Paul Ricoeur constituem um importante instrumento teórico em meio aos desafios enfrentados pela historiografia contemporânea.
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Para tanto, opera-se uma seleção conceitual, centrada nas discussões historiográficas das obras citadas e em ensaios específicos escritos pelo filósofo, como o capítulo Objetividade e subjetividade em história da obra História e Verdade (1955). Busca-se evidenciar que a discussão em torno da verdade do conhecimento histórico, ainda que indiretamente, é um ponto central do pensamento ricoeuriano, inscrito na relação entre conceitos e temas abordados pelo filósofo francês sobre a história: a relação entre subjetividade e objetividade do conhecimento histórico, narrativa histórica e ficcional, história e memória. Em contornos bem delimitados, entendemos que Ricoeur delineou uma linha de análise alternativa, entre o realismo positivista e o relativismo histórico, com a proposição do conceito de representância que condensa em si as expectativas ao que é chamado de intencionalidade historiadora. 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