Estudo fonológico e morfossintático da língua Tapirapé no curso de educação intercultural da UFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno , Themis Nunes da Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
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Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4870
Resumo: This paper aims to present how phonology and morphosyntax study of the Tapirapé language has been performed by the Tapirapé students of the Intercultural Education Course, at Federal University of Goiás, from Contextual Themes "Indigenous Languages and Brazilian Portuguese I and II (LIPBI and LIPBII)". Contextual Themes are part of the basic matrix of this course and aim to work, with students, basics phones, phonemes, allophones, phonological processes, phonological variables, morphemes, allomorphs, and formation and classes of words from indigenous languages of students and Portuguese. The Tapirapé language, whose documentation and study will be examined in this work, belongs to subgroup IV of the Tupi-Guarani Family, Tupi Branch, as classified by Rodrigues (1986). The majority of the Tapirapé People reside in the Indigenous Village Urubu-Branco, near the city of Confresa-MT, and now have a population of about 948 Indians.
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spelling Borges, Mônica Velosohttp://lattes.cnpq.br/2060190094208263http://lattes.cnpq.br/0518989159596340Bruno , Themis Nunes da Rocha2015-11-12T09:25:09Z2013-12-14BRUNO, T. N. R. Estudo fonológico e morfossintático da língua Tapirapé no curso de educação intercultural da UFG. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4870ark:/38995/0013000008zh5This paper aims to present how phonology and morphosyntax study of the Tapirapé language has been performed by the Tapirapé students of the Intercultural Education Course, at Federal University of Goiás, from Contextual Themes "Indigenous Languages and Brazilian Portuguese I and II (LIPBI and LIPBII)". Contextual Themes are part of the basic matrix of this course and aim to work, with students, basics phones, phonemes, allophones, phonological processes, phonological variables, morphemes, allomorphs, and formation and classes of words from indigenous languages of students and Portuguese. The Tapirapé language, whose documentation and study will be examined in this work, belongs to subgroup IV of the Tupi-Guarani Family, Tupi Branch, as classified by Rodrigues (1986). The majority of the Tapirapé People reside in the Indigenous Village Urubu-Branco, near the city of Confresa-MT, and now have a population of about 948 Indians.Este trabajo presenta como el estudio de la fonología y morfología de la lengua Tapirapé ha sido hecha por los estudiantes Tapirapé del curso de Educación Intercultural en la Universidad Federal de Goiás, desde los Temas Contextuales "Lenguas indígenas y el portugués de Brasil I y II (LIPBI y LIPBII)". Estos temas contextuales son parte de la matriz de formación básica del curso y tienen el objetivo trabajar con los estudiantes nociones básicas de sonidos, fonemas, alófonos, procesos fonológicos, variables fonológicas, morfemas, alomorfes y formación de palabras, clases de palabras de las lenguas indígenas de los estudiantes y de la lengua portuguesa. El Tapirapé, lengua, cuya fonología e morfosintaxis se examinará en esta obra, pertenece al subgrupo IV de la familia lingüística Tupí-Guaraní de la rama Tupi, según la clasificación de Rodrigues (1986). La mayoría de la población de los indígenas Tapirapé viven en la Tierra Indígena Urubu-Branco, cerca del municipio de Confresa-MT. Hay hoy una población de aproximadamente 948 indígenas.Esta dissertação objetiva apresentar como é realizado o estudo da fonética, da fonologia e da morfossintaxe da língua Tapirapé, pelos alunos Tapirapé do Curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás, a partir dos Temas Contextuais “Línguas Indígenas e o Português Brasileiro I e II (LIPBI e LIPBII)”. Esses Temas Contextuais fazem parte da matriz de formação básica do referido curso e têm como meta trabalhar com os alunos noções básicas sobre fones, fonemas, alofones, processos fonológicos, variáveis fonológicas, morfemas, alomorfes e formação e classes de palavras das línguas indígenas dos alunos e da língua portuguesa. O Tapirapé, língua cujo estudo da fonética, da fonologia e a da morfossintaxe no referido curso será examinado neste trabalho, pertence ao Subgrupo IV da Família Tupi-Guarani, do Tronco Tupi, segundo a classificação de Rodrigues (1986). A maioria da população Tapirapé reside na Terra Indígena Urubu-Branco, próximo ao município de Confresa–MT, e conta hoje com aproximadamente 948 indígenas.Submitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2015-11-11T18:34:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Themis Nunes da Rocha Bruno.pdf: 3633928 bytes, checksum: 8241a450a872c2daf2dd4cdd082fdadd (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-11-12T09:25:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Themis Nunes da Rocha Bruno.pdf: 3633928 bytes, checksum: 8241a450a872c2daf2dd4cdd082fdadd (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-12T09:25:09Z (GMT). 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