A constructional analysis of the expressiveness of the pronominal subject in brazilian portuguese and in european portuguese
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFG |
dARK ID: | ark:/38995/0013000009cqg |
Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12750 |
Resumo: | Esta tese está ligada ao projeto Rede/Itália - Português Brasileiro em contexto Italiano, aspectos sociais, políticos e linguísticos que tem como objetivo analisar os fenômenos linguísticos e contribuir para o ensino do Português. A tese descreve a expressividade do sujeito pronominal no português brasileiro (PB) e no português europeu (PE) (TARALLO, 1993; KATO, 1999; KATO; DUARTE, 2014; NEVES; GOULART, 2017; DE ROSA, 2019; OLBERTZ, 2020 ) para investigar como essas duas variedades de português estão lidando com a necessidade de expressar o sujeito e a relação desse fenômeno com a nível fonológico da construção. Para termos uma ideia mais detalhada desse fenômeno, utilizamos a Gramática da Construção para decompô-lo e analisá-lo considerando os seis níveis que formam uma construção – fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo – e como um nível pode interferir nos outros, para tornar isso possível, utilizamos as teorias de Croft e Cruse (2004) e Croft (2001), Goldberg (2006), Traugott e Trousdale (2013) e Traugott (2015) para propor um esquema e uma rede para a expressividade do sujeito pronominal. Nós analisamos também os processos cognitivos que estão relacionados à necessidade do falante de expressar o sujeito por meio de um pronome – iconicidade, perspectiva, informatividade, analogia, memória rica, marcação – com os postulados de Bybee (2010; 2015), Givón (1991; 2011 ), Lakoff (1987) e Langacker (1987; 2000; 2008; 2013). Para analisar o nível fonológico, utilizamos uma abordagem fonológica para investigar o padrão entonacional das ocorrências em que a prosódia recai sobre o pronome sujeito, para isso, utilizamos um programa de computador, PRAAT, e a metodologia de análise de Gili Fivela (2002; 2008; 2018), Scarpa e Fernandes-Svartman, (2012) e Pietro e Roseano (2018). Os corpora de análise são provenientes do projeto Português Falado - Variedades Geográficas e Sociais, um projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) que conta com 47 entrevistas de PB e PE das quais foram selecionadas 20 (10 do Brasil – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90; e 10 de Portugal – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90). Analisamos 820 ocorrências, 212, 24 marcadas prosodicamente, em PE e 608, 53 marcadas prosodicamente, em PB, classificando-as segundo a proposta de Olbertz (2020) em: pronome referencial; pronome tópico; reativação de tópico; pronomes sem motivação aparente. Nossa hipótese é que, embora existam semelhanças quanto à expressividade do sujeito via pronome nas duas variedades do português, existem alguns aspectos que as diferenciam. As principais diferenças encontradas foram: 1) o padrão entoacional utilizado pelos falantes e sua função, no PB, encontramos os seguintes 8 padrões: H*; L + H; L+ H*; L* + H; H*+L; H + L*; H + H*; H* + H; e, em PE, encontramos 6: H*; H*+ L ; L + H*; H* + H%; L*+H + H%; L + H* + L; 2) BP usa pronomes sujeitos para se referir a entidades genéricas, enquanto EP não; 3) falantes do PB enfatizam os pronomes sujeitos que são motivados pela sintaxe; enquanto os falantes do EP enfatizam os pronomes sujeitos que caracterizam o papel do novo tópico. Ficou claro que, embora seja possível analisar a expressividade do sujeito nos seis níveis de uma construção, as principais diferenças entre as variedades analisadas são mais salientes no nível fonológico. |
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Galvão, Vânia Cristina Cassebhttp://lattes.cnpq.br/4483153034836149Galvão, Vânia Cristina CassebCandido, Glaucia VieiraSilva, Leosmar Aparecido daVieira, Marília SilvaBarros, Déborah Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5262514325801790Oliveira, Cleiton Ribeiro e2023-04-11T10:26:04Z2023-04-11T10:26:04Z2023-01-18OLIVEIRA, C. R. A constructional analysis of the expressiveness of the pronominal subject in brazilian portuguese and in european portuguese. 2023. 139 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12750ark:/38995/0013000009cqgEsta tese está ligada ao projeto Rede/Itália - Português Brasileiro em contexto Italiano, aspectos sociais, políticos e linguísticos que tem como objetivo analisar os fenômenos linguísticos e contribuir para o ensino do Português. A tese descreve a expressividade do sujeito pronominal no português brasileiro (PB) e no português europeu (PE) (TARALLO, 1993; KATO, 1999; KATO; DUARTE, 2014; NEVES; GOULART, 2017; DE ROSA, 2019; OLBERTZ, 2020 ) para investigar como essas duas variedades de português estão lidando com a necessidade de expressar o sujeito e a relação desse fenômeno com a nível fonológico da construção. Para termos uma ideia mais detalhada desse fenômeno, utilizamos a Gramática da Construção para decompô-lo e analisá-lo considerando os seis níveis que formam uma construção – fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo – e como um nível pode interferir nos outros, para tornar isso possível, utilizamos as teorias de Croft e Cruse (2004) e Croft (2001), Goldberg (2006), Traugott e Trousdale (2013) e Traugott (2015) para propor um esquema e uma rede para a expressividade do sujeito pronominal. Nós analisamos também os processos cognitivos que estão relacionados à necessidade do falante de expressar o sujeito por meio de um pronome – iconicidade, perspectiva, informatividade, analogia, memória rica, marcação – com os postulados de Bybee (2010; 2015), Givón (1991; 2011 ), Lakoff (1987) e Langacker (1987; 2000; 2008; 2013). Para analisar o nível fonológico, utilizamos uma abordagem fonológica para investigar o padrão entonacional das ocorrências em que a prosódia recai sobre o pronome sujeito, para isso, utilizamos um programa de computador, PRAAT, e a metodologia de análise de Gili Fivela (2002; 2008; 2018), Scarpa e Fernandes-Svartman, (2012) e Pietro e Roseano (2018). Os corpora de análise são provenientes do projeto Português Falado - Variedades Geográficas e Sociais, um projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) que conta com 47 entrevistas de PB e PE das quais foram selecionadas 20 (10 do Brasil – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90; e 10 de Portugal – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90). Analisamos 820 ocorrências, 212, 24 marcadas prosodicamente, em PE e 608, 53 marcadas prosodicamente, em PB, classificando-as segundo a proposta de Olbertz (2020) em: pronome referencial; pronome tópico; reativação de tópico; pronomes sem motivação aparente. Nossa hipótese é que, embora existam semelhanças quanto à expressividade do sujeito via pronome nas duas variedades do português, existem alguns aspectos que as diferenciam. As principais diferenças encontradas foram: 1) o padrão entoacional utilizado pelos falantes e sua função, no PB, encontramos os seguintes 8 padrões: H*; L + H; L+ H*; L* + H; H*+L; H + L*; H + H*; H* + H; e, em PE, encontramos 6: H*; H*+ L ; L + H*; H* + H%; L*+H + H%; L + H* + L; 2) BP usa pronomes sujeitos para se referir a entidades genéricas, enquanto EP não; 3) falantes do PB enfatizam os pronomes sujeitos que são motivados pela sintaxe; enquanto os falantes do EP enfatizam os pronomes sujeitos que caracterizam o papel do novo tópico. Ficou claro que, embora seja possível analisar a expressividade do sujeito nos seis níveis de uma construção, as principais diferenças entre as variedades analisadas são mais salientes no nível fonológico.This thesis is linked to the project Rede/Itália - Português Brasileiro em contexto Italiano, aspectos sociais, políticos e linguísticos which has the goal to analyze linguistic phenomena and contribute in the Portuguese teaching area. The thesis describes the expressiveness of the pronoun subject in Brazilian Portuguese (BP) and European Portuguese (EP) (TARALLO, 1993; KATO, 1999; KATO; DUARTE, 2014; NEVES; GOULART, 2017; DE ROSA, 2019; OLBERTZ, 2020) to investigate how these two varieties of Portuguese dealing with the necessity of expressing the subject via a pronoun and the relation of this phenomenon with the phonological level of the constructional. In order to have a more detailed idea of the phenomenon, we use Construction Grammar to decompose it and analyze it considering the six levels that form a construction – phonological, morphological, syntactic, semantic, pragmatic and discursive – and how one level can interfere in the others, to make this possible, we use the theories of Croft and Cruse (2004) and Croft (2001), Goldberg (2006), Traugott and Trousdale (2013) and Traugott (2015) to propose a scheme and a network for the expressiveness of the subject pronoun. We also analyzed the cognitive processes that are related to the speakers need to express the subject via a pronoun – iconicity, perspective, informativity, analogy, rich memory, markedness – with the postulates of Bybee (2010; 2015), Givón (1991; 2011), Lakoff (1987) and Langacker (1987; 2000; 2008; 2013). To analyze the phonological level, we used a phonological approach to investigate the intonational pattern of the occurrences in which the prosody falls on the subject pronoun, in order to do it, we used a computer program, PRAAT, and the analysis methodology of Gili Fivela (2002; 2008; 2018), Scarpa and Fernandes-Svartman, (2012) and Pietro and Roseano (2018). The corpora of analysis come from the project Português Falado - Variedades Geográficas e Sociais, a project by the Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) which has 47 interviews from BP and EP from which were selected 20 (10 from Brazil – 5 from the 80s and 5 from the 90s; and 10 from Portugal– 5 from the 80s and 5 from the 90s). We analyzed 820 occurrences, 212, 24 prosodically marked, in EP and 608, 53 prosodically marked, in BP, classifying them following Olbertz (2020) proposal into: referential pronoun; topic pronoun; reactivation of topic; pronouns with no apparent motivation. Our hypothesis is that although there are similarities regarding the expressiveness of the subject via a pronoun in both varieties of Portuguese, that are some aspects that set them apart. The main differences found were: 1) the intonation pattern used by the speakers and its function, in BP, we found the following 8 patterns: H*; L + H; L+ H*; L* + H; H*+L; H + L*; H + H*; H* + H; and, in PE, we find 6: H*; H*+ L ; L + H*; H* + H%; L*+H + H%; L + H* + L; 2) BP uses subject pronouns to refer to generic entities, while EP does not; 3) BP speakers emphasize subject pronouns that are motivated by syntax; while EP speakers emphasize the subject pronouns that profile the role of the new topic. Thus, it became clear that, although it is possible to analyze the expressiveness of the subject in the six levels of a construction, the main differences between the analyzed varieties are more salient in the phonological level.Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2023-04-10T13:50:11Z No. of bitstreams: 2 Tese - Cleiton Ribeiro e Oliveira - 2023.pdf: 6855957 bytes, checksum: a13df42da23c881eb7cf22fff592ad65 (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2023-04-11T10:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Cleiton Ribeiro e Oliveira - 2023.pdf: 6855957 bytes, checksum: a13df42da23c881eb7cf22fff592ad65 (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-11T10:26:04Z (GMT). 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Esta tese está ligada ao projeto Rede/Itália - Português Brasileiro em contexto Italiano, aspectos sociais, políticos e linguísticos que tem como objetivo analisar os fenômenos linguísticos e contribuir para o ensino do Português. A tese descreve a expressividade do sujeito pronominal no português brasileiro (PB) e no português europeu (PE) (TARALLO, 1993; KATO, 1999; KATO; DUARTE, 2014; NEVES; GOULART, 2017; DE ROSA, 2019; OLBERTZ, 2020 ) para investigar como essas duas variedades de português estão lidando com a necessidade de expressar o sujeito e a relação desse fenômeno com a nível fonológico da construção. Para termos uma ideia mais detalhada desse fenômeno, utilizamos a Gramática da Construção para decompô-lo e analisá-lo considerando os seis níveis que formam uma construção – fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo – e como um nível pode interferir nos outros, para tornar isso possível, utilizamos as teorias de Croft e Cruse (2004) e Croft (2001), Goldberg (2006), Traugott e Trousdale (2013) e Traugott (2015) para propor um esquema e uma rede para a expressividade do sujeito pronominal. Nós analisamos também os processos cognitivos que estão relacionados à necessidade do falante de expressar o sujeito por meio de um pronome – iconicidade, perspectiva, informatividade, analogia, memória rica, marcação – com os postulados de Bybee (2010; 2015), Givón (1991; 2011 ), Lakoff (1987) e Langacker (1987; 2000; 2008; 2013). Para analisar o nível fonológico, utilizamos uma abordagem fonológica para investigar o padrão entonacional das ocorrências em que a prosódia recai sobre o pronome sujeito, para isso, utilizamos um programa de computador, PRAAT, e a metodologia de análise de Gili Fivela (2002; 2008; 2018), Scarpa e Fernandes-Svartman, (2012) e Pietro e Roseano (2018). Os corpora de análise são provenientes do projeto Português Falado - Variedades Geográficas e Sociais, um projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) que conta com 47 entrevistas de PB e PE das quais foram selecionadas 20 (10 do Brasil – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90; e 10 de Portugal – 5 dos anos 80 e 5 dos anos 90). Analisamos 820 ocorrências, 212, 24 marcadas prosodicamente, em PE e 608, 53 marcadas prosodicamente, em PB, classificando-as segundo a proposta de Olbertz (2020) em: pronome referencial; pronome tópico; reativação de tópico; pronomes sem motivação aparente. Nossa hipótese é que, embora existam semelhanças quanto à expressividade do sujeito via pronome nas duas variedades do português, existem alguns aspectos que as diferenciam. As principais diferenças encontradas foram: 1) o padrão entoacional utilizado pelos falantes e sua função, no PB, encontramos os seguintes 8 padrões: H*; L + H; L+ H*; L* + H; H*+L; H + L*; H + H*; H* + H; e, em PE, encontramos 6: H*; H*+ L ; L + H*; H* + H%; L*+H + H%; L + H* + L; 2) BP usa pronomes sujeitos para se referir a entidades genéricas, enquanto EP não; 3) falantes do PB enfatizam os pronomes sujeitos que são motivados pela sintaxe; enquanto os falantes do EP enfatizam os pronomes sujeitos que caracterizam o papel do novo tópico. Ficou claro que, embora seja possível analisar a expressividade do sujeito nos seis níveis de uma construção, as principais diferenças entre as variedades analisadas são mais salientes no nível fonológico. |
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OLIVEIRA, C. R. A constructional analysis of the expressiveness of the pronominal subject in brazilian portuguese and in european portuguese. 2023. 139 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. |
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