A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marcelo Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alexandre, Paula Caroline de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147
Resumo: Por meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.
id UFG-3_00beec8e638962dbfa0495123d0da61b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65147
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALPor meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6514710.5216/ia.v46i1.65147Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 374-390Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 374-390Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 374-3901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147/36572Copyright (c) 2021 Marcelo Rodrigues Conceição, Paula Caroline de Andrade Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Marcelo RodriguesAlexandre, Paula Caroline de Andrade 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65147Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.945572Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conceição, Marcelo Rodrigues
title_short A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Conceição, Marcelo Rodrigues
author_facet Conceição, Marcelo Rodrigues
Alexandre, Paula Caroline de Andrade
author_role author
author2 Alexandre, Paula Caroline de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marcelo Rodrigues
Alexandre, Paula Caroline de Andrade
description Por meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147
10.5216/ia.v46i1.65147
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147/36572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Marcelo Rodrigues Conceição, Paula Caroline de Andrade Alexandre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Marcelo Rodrigues Conceição, Paula Caroline de Andrade Alexandre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 374-390
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 374-390
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 374-390
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764520554496