PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602 |
Resumo: | Visando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos. |
id |
UFG-3_05a44869792f651935735eccc31ea333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1602 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇAVisando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/160210.5216/ia.v26i2.1602Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602/1567Vários Autores, Vários Autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1602Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.744164Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
title |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
spellingShingle |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA Vários Autores, Vários Autores |
title_short |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
title_full |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
title_fullStr |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
title_sort |
PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA |
author |
Vários Autores, Vários Autores |
author_facet |
Vários Autores, Vários Autores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vários Autores, Vários Autores |
description |
Visando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602 10.5216/ia.v26i2.1602 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v26i2.1602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602/1567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99 Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99 Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761455566848 |