PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vários Autores, Vários Autores
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602
Resumo: Visando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos.
id UFG-3_05a44869792f651935735eccc31ea333
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1602
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇAVisando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/160210.5216/ia.v26i2.1602Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602/1567Vários Autores, Vários Autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1602Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.744164Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
title PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
spellingShingle PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
Vários Autores, Vários Autores
title_short PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
title_full PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
title_fullStr PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
title_full_unstemmed PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
title_sort PRODUÇÕES VERBAIS ESTRANHAS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: QUESTÕES LEVANTADAS PELA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
author Vários Autores, Vários Autores
author_facet Vários Autores, Vários Autores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vários Autores, Vários Autores
description Visando a uma maior compreensão dos processos de aquisição de linguagem, o objetivo básico do presente estudo foi o de aprofundar a análise de produções verbais da criança, as quais provocam, no adulto, um efeito de estranhamento, na tentativa de diferenciar os vários modos em que tais produções poderiam se apresentar. Nesse sentido, foram analisados os dados verbais de uma díade mãe-filho, destacando-se um tipo de produção singular da criança que ocorria numa atividade discursiva de jogos simbólicos. Um tal tipo de produção – caracterizado, basicamente, pelo espelhamento imediato de estruturas do discurso da mãe – foi discutido como um efeito heterogêneo do funcionamento da língua, em seus processos metafóricos e metonímicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602
10.5216/ia.v26i2.1602
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602
identifier_str_mv 10.5216/ia.v26i2.1602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1602/1567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99
Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99
Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 87-99
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761455566848