UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jaciara De Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516
Resumo: Este trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania.
id UFG-3_0a842becb441d9a8916263f82f1ced2b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44516
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃPaulo FreireCidadania PlanetáriaEducaçãoConscientizaçãoEste trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4451610.5216/ia.v42i1.44516Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-1211981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516/23221Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Jaciara De Sá2017-06-09T13:39:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44516Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.428767Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
title UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
spellingShingle UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
Carvalho, Jaciara De Sá
Paulo Freire
Cidadania Planetária
Educação
Conscientização
title_short UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
title_full UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
title_fullStr UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
title_full_unstemmed UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
title_sort UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
author Carvalho, Jaciara De Sá
author_facet Carvalho, Jaciara De Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jaciara De Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Cidadania Planetária
Educação
Conscientização
topic Paulo Freire
Cidadania Planetária
Educação
Conscientização
description Este trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516
10.5216/ia.v42i1.44516
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i1.44516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516/23221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763068276736