UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania. |
id |
UFG-3_0a842becb441d9a8916263f82f1ced2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44516 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃPaulo FreireCidadania PlanetáriaEducaçãoConscientizaçãoEste trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4451610.5216/ia.v42i1.44516Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-1211981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516/23221Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Jaciara De Sá2017-06-09T13:39:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44516Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.428767Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
title |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
spellingShingle |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ Carvalho, Jaciara De Sá Paulo Freire Cidadania Planetária Educação Conscientização |
title_short |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
title_full |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
title_fullStr |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
title_full_unstemmed |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
title_sort |
UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ |
author |
Carvalho, Jaciara De Sá |
author_facet |
Carvalho, Jaciara De Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jaciara De Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Cidadania Planetária Educação Conscientização |
topic |
Paulo Freire Cidadania Planetária Educação Conscientização |
description |
Este trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516 10.5216/ia.v42i1.44516 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i1.44516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516/23221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 105-121 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763068276736 |