A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260 |
Resumo: | A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação. |
id |
UFG-3_0f3c44dece6b9dbec16dd08ac0bd03d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1260 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICAA educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/126010.5216/ia.v31i2.1260Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-2901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260/1290Marin, Andreia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:18:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1260Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:11.878966Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA Marin, Andreia Aparecida |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA |
author |
Marin, Andreia Aparecida |
author_facet |
Marin, Andreia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Andreia Aparecida |
description |
A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260 10.5216/ia.v31i2.1260 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v31i2.1260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260/1290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290 Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290 Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760851587072 |