A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Andreia Aparecida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260
Resumo: A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.
id UFG-3_0f3c44dece6b9dbec16dd08ac0bd03d9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1260
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICAA educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/126010.5216/ia.v31i2.1260Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-2901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260/1290Marin, Andreia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:18:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1260Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:11.878966Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
Marin, Andreia Aparecida
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA
author Marin, Andreia Aparecida
author_facet Marin, Andreia Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Andreia Aparecida
description A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260
10.5216/ia.v31i2.1260
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260
identifier_str_mv 10.5216/ia.v31i2.1260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290
Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290
Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 277-290
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760851587072