DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazarim, Milene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.
id UFG-3_1259d79184dfbe9adc396e1468b721cb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65131
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADAO objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6513110.5216/ia.v46i1.65131Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 391-408Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 391-408Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 391-4081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131/36573Copyright (c) 2021 Milene Bazarim, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBazarim, MileneReinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65131Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.699479Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
title DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
spellingShingle DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
Bazarim, Milene
title_short DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
title_full DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
title_fullStr DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
title_full_unstemmed DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
title_sort DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
author Bazarim, Milene
author_facet Bazarim, Milene
Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
author_role author
author2 Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazarim, Milene
Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
description O objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131
10.5216/ia.v46i1.65131
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131/36573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Milene Bazarim, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Milene Bazarim, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 391-408
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 391-408
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 391-408
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764510068736