A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016 |
Resumo: | O presente artigo visa discutir a contribuição do pensamento freiriano no processo de empoderamento da juventude na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB, por meio da análise das práticas em Educação Popular do Projeto Social Paratibe em Ação, atuante na comunidade desde 2008. Buscamos relacionar como a prática educativa fundamentada no pensamento freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacaremos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Utilizando de revisão bibliográfica e de entrevistas, a fim, de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora. |
id |
UFG-3_1d6fe107a4fc05e28689ffe4774c5be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44016 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO.Paulo FreireJuventude quilombolaempoderamentoParatibe em Ação.O presente artigo visa discutir a contribuição do pensamento freiriano no processo de empoderamento da juventude na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB, por meio da análise das práticas em Educação Popular do Projeto Social Paratibe em Ação, atuante na comunidade desde 2008. Buscamos relacionar como a prática educativa fundamentada no pensamento freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacaremos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Utilizando de revisão bibliográfica e de entrevistas, a fim, de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora. Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4401610.5216/ia.v42i2.44016Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-518Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-518Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-5181981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016/24717Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Costa, Iany Elizabeth2018-06-04T17:52:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44016Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.577283Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. Da Costa, Iany Elizabeth Paulo Freire Juventude quilombola empoderamento Paratibe em Ação. |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. |
author |
Da Costa, Iany Elizabeth |
author_facet |
Da Costa, Iany Elizabeth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Costa, Iany Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Juventude quilombola empoderamento Paratibe em Ação. |
topic |
Paulo Freire Juventude quilombola empoderamento Paratibe em Ação. |
description |
O presente artigo visa discutir a contribuição do pensamento freiriano no processo de empoderamento da juventude na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB, por meio da análise das práticas em Educação Popular do Projeto Social Paratibe em Ação, atuante na comunidade desde 2008. Buscamos relacionar como a prática educativa fundamentada no pensamento freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacaremos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Utilizando de revisão bibliográfica e de entrevistas, a fim, de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016 10.5216/ia.v42i2.44016 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i2.44016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016/24717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-518 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-518 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 500-518 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763050450944 |