CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810
Resumo: A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.
id UFG-3_3be87a41aa2492b7fd36940bb415369e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20810
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃOPodcastTecnologia EducacionalClassificaçãoOralidade Digital.A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2081010.5216/ia.v38i3.20810Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 711-730Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 711-730Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 711-7301981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673Freire, Eugênio Paccelli Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20810Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:32.628386Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
title CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Podcast
Tecnologia Educacional
Classificação
Oralidade Digital.
title_short CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
title_full CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
title_sort CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
author Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
author_facet Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Tecnologia Educacional
Classificação
Oralidade Digital.
topic Podcast
Tecnologia Educacional
Classificação
Oralidade Digital.
description A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810
10.5216/ia.v38i3.20810
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810
identifier_str_mv 10.5216/ia.v38i3.20810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 711-730
Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 711-730
Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 711-730
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762289184768