CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810 |
Resumo: | A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas. |
id |
UFG-3_3be87a41aa2492b7fd36940bb415369e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20810 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃOPodcastTecnologia EducacionalClassificaçãoOralidade Digital.A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2081010.5216/ia.v38i3.20810Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 711-730Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 711-730Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 711-7301981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673Freire, Eugênio Paccelli Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20810Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:32.628386Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
title |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO Freire, Eugênio Paccelli Aguiar Podcast Tecnologia Educacional Classificação Oralidade Digital. |
title_short |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
title_full |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO |
author |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_facet |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Podcast Tecnologia Educacional Classificação Oralidade Digital. |
topic |
Podcast Tecnologia Educacional Classificação Oralidade Digital. |
description |
A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810 10.5216/ia.v38i3.20810 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i3.20810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 711-730 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 711-730 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 711-730 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762289184768 |