UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos. |
id |
UFG-3_3c778812298cf759558b97c6edc706bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56917 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJOA proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5691710.5216/ia.v44i3.56917Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-7991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917/34192Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olindainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Renata MarinhoOlinda, Ercília Maria Braga de2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56917Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:54.078401Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
title |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
spellingShingle |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO Paz, Renata Marinho |
title_short |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
title_full |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
title_fullStr |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
title_full_unstemmed |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
title_sort |
UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO |
author |
Paz, Renata Marinho |
author_facet |
Paz, Renata Marinho Olinda, Ercília Maria Braga de |
author_role |
author |
author2 |
Olinda, Ercília Maria Braga de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Renata Marinho Olinda, Ercília Maria Braga de |
description |
A proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917 10.5216/ia.v44i3.56917 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i3.56917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917/34192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olinda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olinda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763568447488 |