UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Renata Marinho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Olinda, Ercília Maria Braga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos.
id UFG-3_3c778812298cf759558b97c6edc706bc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56917
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJOA proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5691710.5216/ia.v44i3.56917Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-7991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917/34192Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olindainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Renata MarinhoOlinda, Ercília Maria Braga de2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56917Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:54.078401Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
title UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
spellingShingle UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
Paz, Renata Marinho
title_short UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
title_full UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
title_fullStr UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
title_full_unstemmed UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
title_sort UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
author Paz, Renata Marinho
author_facet Paz, Renata Marinho
Olinda, Ercília Maria Braga de
author_role author
author2 Olinda, Ercília Maria Braga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Renata Marinho
Olinda, Ercília Maria Braga de
description A proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917
10.5216/ia.v44i3.56917
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i3.56917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56917/34192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olinda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Marinho Paz, Ercília Maria Braga de Olinda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 784-799
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763568447488