AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A LÓGICA CLASSIFICATÓRIA ILUMINISTA1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1450 |
Resumo: | O termo “inclusão escolar” indica uma reestruturação no âmbito da educaçãoespecial, vinculada a uma discussão política mais ampla que vem sendo travada, desde a década de 1990, por organismos internacionais, acerca dos rumos a serem tomados pela educação. Através da exposição de tais políticas, que culminaram na elaboração das Diretrizes para Educação Especial na Educação Básica (MEC, 2001), o presente trabalho busca explicitar a afirmação de Skliar (1999) de que a lógica ali presente aproxima-se da lógica classificatória iluminista. A tentativa de absorver todos os discursos, toda a diferença é sintomática das políticas que subsidiam a chamada “educação para todos”, como se com tais prescrições legais tivéssemos uma demarcação definitiva entre excluídos/incluídos. |
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AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A LÓGICA CLASSIFICATÓRIA ILUMINISTA1O termo “inclusão escolar” indica uma reestruturação no âmbito da educaçãoespecial, vinculada a uma discussão política mais ampla que vem sendo travada, desde a década de 1990, por organismos internacionais, acerca dos rumos a serem tomados pela educação. Através da exposição de tais políticas, que culminaram na elaboração das Diretrizes para Educação Especial na Educação Básica (MEC, 2001), o presente trabalho busca explicitar a afirmação de Skliar (1999) de que a lógica ali presente aproxima-se da lógica classificatória iluminista. A tentativa de absorver todos os discursos, toda a diferença é sintomática das políticas que subsidiam a chamada “educação para todos”, como se com tais prescrições legais tivéssemos uma demarcação definitiva entre excluídos/incluídos.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/145010.5216/ia.v28i2.1450Journal Inter-Ação; Vol. 28 No. 2 (2003): Políticas públicas e educação superior; 145-165Revista Inter Ação; Vol. 28 Núm. 2 (2003): Políticas públicas e educação superior; 145-165Revista Inter-Ação; v. 28 n. 2 (2003): Políticas públicas e educação superior; 145-1651981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1450/1452Campos, Daniela Silva Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T18:18:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1450Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:16.336693Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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