AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A LÓGICA CLASSIFICATÓRIA ILUMINISTA1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Silva Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1450
Resumo: O termo “inclusão escolar” indica uma reestruturação no âmbito da educaçãoespecial, vinculada a uma discussão política mais ampla que vem sendo travada, desde a década de 1990, por organismos internacionais, acerca dos rumos a serem tomados pela educação. Através da exposição de tais políticas, que culminaram na elaboração das Diretrizes para Educação Especial na Educação Básica (MEC, 2001), o presente trabalho busca explicitar a afirmação de Skliar (1999) de que a lógica ali presente aproxima-se da lógica classificatória iluminista. A tentativa de absorver todos os discursos, toda a diferença é sintomática das políticas que subsidiam a chamada “educação para todos”, como se com tais prescrições legais tivéssemos uma demarcação definitiva entre excluídos/incluídos.
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