OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068 |
Resumo: | O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”. |
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OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRELinguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4406810.5216/ia.v42i3.44068Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-7951981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068/26065Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Ramos, Bruna SolaLadeira Aires, Franciane Sousa2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44068Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.261778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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