OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Ramos, Bruna Sola
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ladeira Aires, Franciane Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068
Resumo: O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”.
id UFG-3_456cefa904b59919f7a03963ef04fcb8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44068
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRELinguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4406810.5216/ia.v42i3.44068Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-7951981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068/26065Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Ramos, Bruna SolaLadeira Aires, Franciane Sousa2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44068Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.261778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
title OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
spellingShingle OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
da Silva Ramos, Bruna Sola
Linguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.
title_short OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
title_full OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
title_fullStr OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
title_full_unstemmed OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
title_sort OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE
author da Silva Ramos, Bruna Sola
author_facet da Silva Ramos, Bruna Sola
Ladeira Aires, Franciane Sousa
author_role author
author2 Ladeira Aires, Franciane Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Ramos, Bruna Sola
Ladeira Aires, Franciane Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.
topic Linguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.
description O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068
10.5216/ia.v42i3.44068
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.44068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068/26065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 784-795
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763066179584