A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Wellington Gabriel de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525
Resumo: O objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.
id UFG-3_45ffad05b8b97c38d7fc59343d7702bf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56525
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSAO objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5652510.5216/ia.v44i2.56525Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-3081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525/33475Copyright (c) 2019 Wellington Gabriel de Borbainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Wellington Gabriel de2020-03-01T15:31:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56525Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.437446Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
title A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
spellingShingle A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Borba, Wellington Gabriel de
title_short A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
title_full A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
title_fullStr A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
title_full_unstemmed A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
title_sort A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
author Borba, Wellington Gabriel de
author_facet Borba, Wellington Gabriel de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Wellington Gabriel de
description O objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525
10.5216/ia.v44i2.56525
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i2.56525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525/33475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Wellington Gabriel de Borba
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Wellington Gabriel de Borba
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763547475968