A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam. |
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A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSAO objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5652510.5216/ia.v44i2.56525Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-308Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 294-3081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56525/33475Copyright (c) 2019 Wellington Gabriel de Borbainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Wellington Gabriel de2020-03-01T15:31:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56525Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.437446Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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