A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)

Bibliographic Details
Main Author: Bicalho, Ramofly
Publication Date: 2017
Format: Article
Language: por
Source: Inter-ação (Goiânia. Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007
Summary: O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC / CNPq) e do Programa de Educação Tutorial – PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 – Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, enquanto práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e luta pela terra.
id UFG-3_4987baa37b25cb7a8f0a1566e2258c12
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46007
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)Educação do Campo. Movimentos sociais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Formação Política e Pedagógica.O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC / CNPq) e do Programa de Educação Tutorial – PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 – Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, enquanto práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e luta pela terra.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4600710.5216/ia.v42i2.46007Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-310Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-310Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-3101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007/24705Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBicalho, Ramofly2018-06-04T17:52:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46007Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2018-06-04T17:52:10Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
title A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
spellingShingle A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
Bicalho, Ramofly
Educação do Campo. Movimentos sociais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Formação Política e Pedagógica.
title_short A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
title_full A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
title_fullStr A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
title_sort A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
author Bicalho, Ramofly
author_facet Bicalho, Ramofly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Ramofly
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo. Movimentos sociais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Formação Política e Pedagógica.
topic Educação do Campo. Movimentos sociais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Formação Política e Pedagógica.
description O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC / CNPq) e do Programa de Educação Tutorial – PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 – Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, enquanto práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e luta pela terra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007
10.5216/ia.v42i2.46007
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i2.46007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007/24705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-310
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-310
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 297-310
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1789440196483219456