CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Elaine de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143
Resumo: This article analyses diferent conceptions of State and social policy in order to identify how these conceptions are presented in studies on educational inequalities. These studies were obtained from Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), based in the following criteria: articles published in the last five years (from 2014 to 2019), in Portuguese, in peer-review journals, containing the expressions “desigualdades educacionais” and “Estado). The analysis showed that the lack of a clear conception of State and of its role influences the analysis of educational policy objectives and its implementation.
id UFG-3_4ea0f3d45bde8d99bf58fb30df219a3e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/61143
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAISThis article analyses diferent conceptions of State and social policy in order to identify how these conceptions are presented in studies on educational inequalities. These studies were obtained from Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), based in the following criteria: articles published in the last five years (from 2014 to 2019), in Portuguese, in peer-review journals, containing the expressions “desigualdades educacionais” and “Estado). The analysis showed that the lack of a clear conception of State and of its role influences the analysis of educational policy objectives and its implementation.Este artículo analiza diferentes concepciones de la política estatal y social para identificar cómo se presentam tales concepciones em los estúdios de las desigualdades educativas. Estos estúdios se obtuvieron del Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com los siguientes critérios: artículos publicados en los últimos cinco años (2014 a 2019), em português, em revistas revisadas por pares, que contienen las expresiones “desigualdades educacionais” y “Estado”. El análisis mostró que la falta de una concepción clara del estado y su papel influye diretamente em el análisis de los objetivos de la política educativa y su implementación.Este artigo analisa diferentes concepções sobre Estado e política social com o objetivo de identificar como tais concepções são apresentadas em estudos sobre desigualdades educacionais. Tais estudos foram obtidos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com os seguintes critérios: artigos publicados nos últimos cinco anos (2014 a 2019), em Língua Portuguesa, em periódicos avaliados por pares, contendo as expressões exatas “desigualdades educacionais” e “Estado”. A análise demonstrou que a falta de uma concepção clara de Estado e de seu papel influencia diretamente sobre a análise dos objetivos da política educacional e de sua implementação.Faculdade de Educação (UFG)2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6114310.5216/ia.v45i2.61143Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-4471981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143/35622Copyright (c) 2020 Elaine de Almeida Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Elaine de Almeida2021-03-04T19:35:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/61143Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:55.125010Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
title CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
spellingShingle CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Cabral, Elaine de Almeida
title_short CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
title_full CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
title_fullStr CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
title_sort CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
author Cabral, Elaine de Almeida
author_facet Cabral, Elaine de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Elaine de Almeida
description This article analyses diferent conceptions of State and social policy in order to identify how these conceptions are presented in studies on educational inequalities. These studies were obtained from Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), based in the following criteria: articles published in the last five years (from 2014 to 2019), in Portuguese, in peer-review journals, containing the expressions “desigualdades educacionais” and “Estado). The analysis showed that the lack of a clear conception of State and of its role influences the analysis of educational policy objectives and its implementation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143
10.5216/ia.v45i2.61143
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i2.61143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143/35622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Elaine de Almeida Cabral
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Elaine de Almeida Cabral
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764010946560