CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143 |
Resumo: | This article analyses diferent conceptions of State and social policy in order to identify how these conceptions are presented in studies on educational inequalities. These studies were obtained from Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), based in the following criteria: articles published in the last five years (from 2014 to 2019), in Portuguese, in peer-review journals, containing the expressions “desigualdades educacionais” and “Estado). The analysis showed that the lack of a clear conception of State and of its role influences the analysis of educational policy objectives and its implementation. |
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CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAISThis article analyses diferent conceptions of State and social policy in order to identify how these conceptions are presented in studies on educational inequalities. These studies were obtained from Portal de Periódicos da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), based in the following criteria: articles published in the last five years (from 2014 to 2019), in Portuguese, in peer-review journals, containing the expressions “desigualdades educacionais” and “Estado). The analysis showed that the lack of a clear conception of State and of its role influences the analysis of educational policy objectives and its implementation.Este artículo analiza diferentes concepciones de la política estatal y social para identificar cómo se presentam tales concepciones em los estúdios de las desigualdades educativas. Estos estúdios se obtuvieron del Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com los siguientes critérios: artículos publicados en los últimos cinco años (2014 a 2019), em português, em revistas revisadas por pares, que contienen las expresiones “desigualdades educacionais” y “Estado”. El análisis mostró que la falta de una concepción clara del estado y su papel influye diretamente em el análisis de los objetivos de la política educativa y su implementación.Este artigo analisa diferentes concepções sobre Estado e política social com o objetivo de identificar como tais concepções são apresentadas em estudos sobre desigualdades educacionais. Tais estudos foram obtidos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com os seguintes critérios: artigos publicados nos últimos cinco anos (2014 a 2019), em Língua Portuguesa, em periódicos avaliados por pares, contendo as expressões exatas “desigualdades educacionais” e “Estado”. A análise demonstrou que a falta de uma concepção clara de Estado e de seu papel influencia diretamente sobre a análise dos objetivos da política educacional e de sua implementação.Faculdade de Educação (UFG)2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6114310.5216/ia.v45i2.61143Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-447Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 435-4471981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143/35622Copyright (c) 2020 Elaine de Almeida Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Elaine de Almeida2021-03-04T19:35:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/61143Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:55.125010Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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