UMA LEITURA DA INCLUSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1257 |
Resumo: | Várias condições vêm sendo consideradas como “desviantes” pela sociedade. Ser negro, ser velho, ser criança, ser mulher, ser deficiente representam condições de subalternidade de direitos e de desempenho de funções sociais. É nesse contexto que as relações sociais manifestam-se de diversas maneiras, produzindo as mais variadas formas de preconceito e controle, atitudes contra as quais Paulo Freire sempre se posicionou com extrema veemência. Neste trabalho, foram utilizadas as categorias da historicidade, da inconclusão, da conscientização, da comunhão, do diálogo e da libertação. A postura antidiscriminatória e antisegregacionista de Freire posiciona-o como um dos mais importantes teóricos do movimento de ruptura com o paradigma da exclusão, na busca pela instauração do que hoje denominamos de paradigma da inclusão social. |
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UMA LEITURA DA INCLUSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE PAULO FREIREVárias condições vêm sendo consideradas como “desviantes” pela sociedade. Ser negro, ser velho, ser criança, ser mulher, ser deficiente representam condições de subalternidade de direitos e de desempenho de funções sociais. É nesse contexto que as relações sociais manifestam-se de diversas maneiras, produzindo as mais variadas formas de preconceito e controle, atitudes contra as quais Paulo Freire sempre se posicionou com extrema veemência. Neste trabalho, foram utilizadas as categorias da historicidade, da inconclusão, da conscientização, da comunhão, do diálogo e da libertação. A postura antidiscriminatória e antisegregacionista de Freire posiciona-o como um dos mais importantes teóricos do movimento de ruptura com o paradigma da exclusão, na busca pela instauração do que hoje denominamos de paradigma da inclusão social.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/125710.5216/ia.v31i2.1257Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 219-229Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 219-229Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 219-2291981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1257/1287Marques, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:18:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1257Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:11.719748Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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