MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos. |
id |
UFG-3_68eee8dae7f8ab15e11122784e66cd57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41880 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICAMediação PedagógicaExperiência InvestigativaElaboração ConceitualFormação Docente em QuímicaO presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188010.5216/ia.v41i3.41880Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-604Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-604Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-6041981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880/22067Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnetzler, Roseli PachecoArruda Silva, Lenice HeloisaAntunes-Souza, Thiago2016-12-20T12:50:52Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41880Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.235800Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
title |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
spellingShingle |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA Schnetzler, Roseli Pacheco Mediação Pedagógica Experiência Investigativa Elaboração Conceitual Formação Docente em Química |
title_short |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
title_full |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
title_fullStr |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
title_sort |
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA |
author |
Schnetzler, Roseli Pacheco |
author_facet |
Schnetzler, Roseli Pacheco Arruda Silva, Lenice Heloisa Antunes-Souza, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Arruda Silva, Lenice Heloisa Antunes-Souza, Thiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schnetzler, Roseli Pacheco Arruda Silva, Lenice Heloisa Antunes-Souza, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Pedagógica Experiência Investigativa Elaboração Conceitual Formação Docente em Química |
topic |
Mediação Pedagógica Experiência Investigativa Elaboração Conceitual Formação Docente em Química |
description |
O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880 10.5216/ia.v41i3.41880 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880/22067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-604 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-604 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 585-604 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763020042240 |