A CARIDADE NA AUSÊNCIA DA CIDADANIA: ESCOLARIZAÇÃO CATÓLICA GRATUITA DE CRIANÇAS POBRES NO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56705 |
Resumo: | A fim de compreender o papel da educação católica na sociedade brasileira é importante voltar para a instrução de crianças pobres na Igreja. O conceito de caridade deve ser expandido do principio tomista da justiça distributiva para o conceito de educação e de instrução. A escolarização de pobres fundamenta-se em documentos da Igreja e em práticas ligadas, ou não, à hierarquia católica. Houve escolas paroquiais, de Irmandades leigas, de asilos de órfãos, de ordens religiosas masculinas ou femininas, além da participação de pobres nas escolas particulares. Esse artigo baseou-se em jornais das décadas de 1870 a 1920 e na literatura disponível. Na perspectiva da temporalidade histórica de Paul Ricoeur, busca relacionar a “tradição” católica e a introdução da educação escolar voltada para os desprovidos de meios próprios nas ausências do Estado no Rio de Janeiro. |
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A CARIDADE NA AUSÊNCIA DA CIDADANIA: ESCOLARIZAÇÃO CATÓLICA GRATUITA DE CRIANÇAS POBRES NO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICAA fim de compreender o papel da educação católica na sociedade brasileira é importante voltar para a instrução de crianças pobres na Igreja. O conceito de caridade deve ser expandido do principio tomista da justiça distributiva para o conceito de educação e de instrução. A escolarização de pobres fundamenta-se em documentos da Igreja e em práticas ligadas, ou não, à hierarquia católica. Houve escolas paroquiais, de Irmandades leigas, de asilos de órfãos, de ordens religiosas masculinas ou femininas, além da participação de pobres nas escolas particulares. Esse artigo baseou-se em jornais das décadas de 1870 a 1920 e na literatura disponível. Na perspectiva da temporalidade histórica de Paul Ricoeur, busca relacionar a “tradição” católica e a introdução da educação escolar voltada para os desprovidos de meios próprios nas ausências do Estado no Rio de Janeiro.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5670510.5216/ia.v44i2.56705Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 341-357Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 341-357Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 341-3571981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56705/33487Copyright (c) 2019 Marco Aurélio Corrêa Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marco Aurélio Corrêa2020-03-01T15:35:29Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56705Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.650068Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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