EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS PRISÕES DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64980 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo abordar uma experiência de aulas primárias nas cadeias da Paraíba do século XIX. Criou-se, neste processo, uma cultura escolar específica marcada pela conexão entre a escolarização, trabalho e disciplina carcerária. Os métodos de análise utilizados, documental e bibliográfico, nos apresentam alguns aspectos da composição da cultura escolar prisional. Por exemplo, as normas e controle exercidos aos alunos/presos e professores, a aplicação de punições e os métodos de ensino. Assim, é possível concluir que as aulas ofereciam limitações curriculares, restringido às noções elementares de leitura, escrita e aritmética básica, buscando ofertar apenas uma instrução prática e elementar para o trabalho com algumas oficinas com intuito de formação dos sujeitos que realizassem uma ocupação considerada útil, mantendo, assim, o controle social e o status quo da sociedade da época. |
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EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS PRISÕES DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX Este artigo tem por objetivo abordar uma experiência de aulas primárias nas cadeias da Paraíba do século XIX. Criou-se, neste processo, uma cultura escolar específica marcada pela conexão entre a escolarização, trabalho e disciplina carcerária. Os métodos de análise utilizados, documental e bibliográfico, nos apresentam alguns aspectos da composição da cultura escolar prisional. Por exemplo, as normas e controle exercidos aos alunos/presos e professores, a aplicação de punições e os métodos de ensino. Assim, é possível concluir que as aulas ofereciam limitações curriculares, restringido às noções elementares de leitura, escrita e aritmética básica, buscando ofertar apenas uma instrução prática e elementar para o trabalho com algumas oficinas com intuito de formação dos sujeitos que realizassem uma ocupação considerada útil, mantendo, assim, o controle social e o status quo da sociedade da época. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6498010.5216/ia.v46i1.64980Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 183-198Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 183-198Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 183-1981981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64980/36561Copyright (c) 2021 Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64980Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.987572Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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