O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Dilnéia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Braz, Terezinha Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62597
Resumo: The paper analyzed the secondary school funding policy in the state system of Mato Grosso do Sul, while the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Professionals of Education (Fundeb) was in force nationwide, from 2007 to 2018. The study included data from State Secretariats, education legislation, material from the press, and from the teaching union movement. Fundeb's resources were spent, in their entirety, with the teaching payroll. The fiscal austerity initiated with the approval of Constitutional Amendment No. 95/2016 has put at risk both Fundeb and the other rights to education posed by the recent legislation.
id UFG-3_8867ea1caa6ba4e629e463c70f6e0675
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62597
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018The paper analyzed the secondary school funding policy in the state system of Mato Grosso do Sul, while the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Professionals of Education (Fundeb) was in force nationwide, from 2007 to 2018. The study included data from State Secretariats, education legislation, material from the press, and from the teaching union movement. Fundeb's resources were spent, in their entirety, with the teaching payroll. The fiscal austerity initiated with the approval of Constitutional Amendment No. 95/2016 has put at risk both Fundeb and the other rights to education posed by the recent legislation.El artículo verificó la política de financiamiento para la enseñanza media en la red estadual de enseñanza de Mato Grosso do Sul, durante la vigencia del Fondo de Manutención y Desarrollo de la Educación Básica y Valorización de los Profesionales de la Educación (Fundeb), en el período de 2007 a 2018, en contexto federativo. Se trabajó con datos de la Secretaría del Estado, con la legislación educacional, material de la prensa y del movimiento sindical docente. Se observó que los recursos del Fundeb fueron gastados, en su totalidad, con la nómina de sueldo docente. La coyuntura de austeridad fiscal iniciada con la aprobación de la Enmienda Constitucional n. 95/2016 ha colocado en riesgo tanto el Fundeb como los demás derechos educacionales previstos en la reciente legislación del sector.O artigo verificou a política de financiamento para o ensino médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, na vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no período de 2007 a 2018, em contexto federativo. Trabalhou-se com dados de Secretarias de Estado, com a legislação educacional, material da imprensa e do movimento sindical docente. Observou-se que os recursos do Fundeb foram gastos, em sua totalidade, com a folha de pagamento docente. A conjuntura de austeridade fiscal iniciada com a aprovação da Emenda Constitucional n. 95/2016 tem colocado em risco tanto o Fundeb quanto os demais direitos educacionais postos pela recente legislação do setor.Faculdade de Educação (UFG)2020-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6259710.5216/ia.v45i2.62597Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-419Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-419Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-4191981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62597/35546Copyright (c) 2020 MARIA DILNÉIA FERNANDES, Terezinha Pereira Brazinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria Dilnéia Braz, Terezinha Pereira2021-03-04T19:31:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62597Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:57.009150Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
title O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
spellingShingle O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
Fernandes, Maria Dilnéia
title_short O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
title_full O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
title_fullStr O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
title_full_unstemmed O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
title_sort O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018
author Fernandes, Maria Dilnéia
author_facet Fernandes, Maria Dilnéia
Braz, Terezinha Pereira
author_role author
author2 Braz, Terezinha Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Dilnéia
Braz, Terezinha Pereira
description The paper analyzed the secondary school funding policy in the state system of Mato Grosso do Sul, while the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Professionals of Education (Fundeb) was in force nationwide, from 2007 to 2018. The study included data from State Secretariats, education legislation, material from the press, and from the teaching union movement. Fundeb's resources were spent, in their entirety, with the teaching payroll. The fiscal austerity initiated with the approval of Constitutional Amendment No. 95/2016 has put at risk both Fundeb and the other rights to education posed by the recent legislation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62597
10.5216/ia.v45i2.62597
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62597
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i2.62597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62597/35546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MARIA DILNÉIA FERNANDES, Terezinha Pereira Braz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MARIA DILNÉIA FERNANDES, Terezinha Pereira Braz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-419
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-419
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 402-419
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764075958272