GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.5216/ia.v42i3.48855 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855 |
Resumo: | Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas. |
id |
UFG-3_9c133099abd4631f0ba003948af9e1b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48855 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
spelling |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINAGêneroensinogeografialivros didáticos.Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4885510.5216/ia.v42i3.48855Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-5891981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855/25655Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWaschinewski, Susane da CostaRabelo, GianiAlves, Ismael Gonçalves2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48855Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.176924Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
title |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA Waschinewski, Susane da Costa Gênero ensino geografia livros didáticos. Waschinewski, Susane da Costa Gênero ensino geografia livros didáticos. |
title_short |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
title_full |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
title_sort |
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA |
author |
Waschinewski, Susane da Costa |
author_facet |
Waschinewski, Susane da Costa Waschinewski, Susane da Costa Rabelo, Giani Alves, Ismael Gonçalves Rabelo, Giani Alves, Ismael Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Giani Alves, Ismael Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waschinewski, Susane da Costa Rabelo, Giani Alves, Ismael Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero ensino geografia livros didáticos. |
topic |
Gênero ensino geografia livros didáticos. |
description |
Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855 10.5216/ia.v42i3.48855 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855/25655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1822181504068878336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48855 |