GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waschinewski, Susane da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rabelo, Giani, Alves, Ismael Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
DOI: 10.5216/ia.v42i3.48855
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855
Resumo: Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.
id UFG-3_9c133099abd4631f0ba003948af9e1b6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48855
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
spelling GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINAGêneroensinogeografialivros didáticos.Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4885510.5216/ia.v42i3.48855Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-5891981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855/25655Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWaschinewski, Susane da CostaRabelo, GianiAlves, Ismael Gonçalves2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48855Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.176924Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
title GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
spellingShingle GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
Waschinewski, Susane da Costa
Gênero
ensino
geografia
livros didáticos.
Waschinewski, Susane da Costa
Gênero
ensino
geografia
livros didáticos.
title_short GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
title_full GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
title_fullStr GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
title_sort GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA
author Waschinewski, Susane da Costa
author_facet Waschinewski, Susane da Costa
Waschinewski, Susane da Costa
Rabelo, Giani
Alves, Ismael Gonçalves
Rabelo, Giani
Alves, Ismael Gonçalves
author_role author
author2 Rabelo, Giani
Alves, Ismael Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waschinewski, Susane da Costa
Rabelo, Giani
Alves, Ismael Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
ensino
geografia
livros didáticos.
topic Gênero
ensino
geografia
livros didáticos.
description Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855
10.5216/ia.v42i3.48855
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855/25655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 574-589
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1822181504068878336
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48855