FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Marcos Corrêa da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55205
Resumo: Embora a correlação entre a má formação de professores e a queda da qualidade do ensino público possa ser estabelecida a partir de dados da realidade educacional brasileira, tanto uma como outra são produção de políticas públicas que, insistindo em não considerar a educação como prioridade governamental, realizaram a expansão das oportunidades educacionais a baixo custo, ensejando o ingresso das camadas populares na escola pública, sem, no entanto, implementar as medidas que, em consequência, seriam necessárias  para manter a qualidade do ensino, imputando àquelas camadas a responsabilidade pelo seu fracasso. Assim, a recuperação da qualidade do ensino é uma questão de reversão das políticas públicas no sentido de priorizar o atendimento das necessidades dos setores majoritários da sociedade, dentre elas, uma educação de qualidade. Dentre as medidas específicas para a recuperação dessa qualidade, ressalta-se a valorização do magistério como profissão, através da criação, na universidade, de um centro de formação de professores que supere a fragmentação que caracteriza os atuais cursos de licenciatura.
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spelling FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DO ENSINOEmbora a correlação entre a má formação de professores e a queda da qualidade do ensino público possa ser estabelecida a partir de dados da realidade educacional brasileira, tanto uma como outra são produção de políticas públicas que, insistindo em não considerar a educação como prioridade governamental, realizaram a expansão das oportunidades educacionais a baixo custo, ensejando o ingresso das camadas populares na escola pública, sem, no entanto, implementar as medidas que, em consequência, seriam necessárias  para manter a qualidade do ensino, imputando àquelas camadas a responsabilidade pelo seu fracasso. Assim, a recuperação da qualidade do ensino é uma questão de reversão das políticas públicas no sentido de priorizar o atendimento das necessidades dos setores majoritários da sociedade, dentre elas, uma educação de qualidade. Dentre as medidas específicas para a recuperação dessa qualidade, ressalta-se a valorização do magistério como profissão, através da criação, na universidade, de um centro de formação de professores que supere a fragmentação que caracteriza os atuais cursos de licenciatura.Faculdade de Educação (UFG)2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5520510.5216/ia.v16i1/2.55205Journal Inter-Ação; Vol. 16 No. 1/2 (1992); 1-15Revista Inter Ação; Vol. 16 Núm. 1/2 (1992); 1-15Revista Inter-Ação; v. 16 n. 1/2 (1992); 1-151981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55205/26377Copyright (c) 2018 Marcos Corrêa da Silva Loureiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Marcos Corrêa da Silva2018-10-02T20:22:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55205Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:50.638652Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
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