FLORESTAN FERNANDES – UM INTÉRPRETE DO BRASIL NO DIÁLOGO CRÍTICO COM OS EDUCADORES ESCOLANOVISTAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39415 |
Resumo: | O texto analisa a contribuição de um dos principais intérpretes do Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes, para se pensar os desafios educacionais ensejados pelas transformações na sociedade brasileira na transição do século XIX para o século XX, a partir do diálogo estabelecido entre ele e os educadores escolanovistas. Esses educadores, especialmente Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, tiveram atuação destacada nos debates e reformas educacionais ocorridas entre os anos de 1920 e início de 1960. Florestan Fernandes articulou sua análise acerca da formação social brasileira com os desafios para a educação pública no Brasil, empreendendo uma análise crítica acerca das propostas dos representantes da escola nova no Brasil. A diferença fundamental entre Florestan Fernandes e os renovadores diz respeito ao que Fernandes (1989) denominou de “consciência utópica” desses educadores, por acreditarem ser possível desencadear no Brasil uma revolução educacional burguesa. Destarte, o texto procura abordar os principais aspectos das críticas realizadas por Florestan Fernandes sobre a forma como os grupos de intelectuais pioneiros responderam às questões da escola pública, compondo uma significativa contribuição à temática educacional, que inspira reflexões na área até a atualidade, uma vez que os desafios por ele identificados em suas raízes históricas não foram superados. |
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FLORESTAN FERNANDES – UM INTÉRPRETE DO BRASIL NO DIÁLOGO CRÍTICO COM OS EDUCADORES ESCOLANOVISTASFlorestan Fernandesescolanovistasescola públicaO texto analisa a contribuição de um dos principais intérpretes do Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes, para se pensar os desafios educacionais ensejados pelas transformações na sociedade brasileira na transição do século XIX para o século XX, a partir do diálogo estabelecido entre ele e os educadores escolanovistas. Esses educadores, especialmente Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, tiveram atuação destacada nos debates e reformas educacionais ocorridas entre os anos de 1920 e início de 1960. Florestan Fernandes articulou sua análise acerca da formação social brasileira com os desafios para a educação pública no Brasil, empreendendo uma análise crítica acerca das propostas dos representantes da escola nova no Brasil. A diferença fundamental entre Florestan Fernandes e os renovadores diz respeito ao que Fernandes (1989) denominou de “consciência utópica” desses educadores, por acreditarem ser possível desencadear no Brasil uma revolução educacional burguesa. Destarte, o texto procura abordar os principais aspectos das críticas realizadas por Florestan Fernandes sobre a forma como os grupos de intelectuais pioneiros responderam às questões da escola pública, compondo uma significativa contribuição à temática educacional, que inspira reflexões na área até a atualidade, uma vez que os desafios por ele identificados em suas raízes históricas não foram superados.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3941510.5216/ia.v41i1.39415Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 065-082Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 065-082Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 065-0821981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39415/20950Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Fabiana de Cássia2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39415Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:41.669057Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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