ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Monalisa Aparecida do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cornélio, Beatriz Gomes, Rodrigues, Lillian Ferreira, Freitas, Matheus Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156
Resumo: Este artigo busca apresentar algumas contribuições do Movimento Negro brasileiro para a educação, a partir das experiências e dos diálogos tecidos na realização do minicurso: “Enegrecendo as referências: epistemicídio, descolonização e intelectuais negras/os”. Por meio do relato de experiência e da revisão bibliográfica, procuramos analisar possíveis formas de intervenção do Movimento Negro na educação e o minicurso enquanto materialização das discussões para enfrentar o apagamento de intelectuais negras/os das referências bibliográficas. Constatamos que, com a entrada de sujeitos negros nas universidades e a necessidade de reconhecer e valorizar a história e cultura afrobrasileira no âmbito educacional, há um tensionamento nos/dos referenciais lidos, citados e refletidos, e que os diálogos produzidos pelo minicurso apontam a necessidade da construção de uma educação antirracista. 
id UFG-3_a665ebb31eb5f6496cebe94488542ac9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65156
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAEste artigo busca apresentar algumas contribuições do Movimento Negro brasileiro para a educação, a partir das experiências e dos diálogos tecidos na realização do minicurso: “Enegrecendo as referências: epistemicídio, descolonização e intelectuais negras/os”. Por meio do relato de experiência e da revisão bibliográfica, procuramos analisar possíveis formas de intervenção do Movimento Negro na educação e o minicurso enquanto materialização das discussões para enfrentar o apagamento de intelectuais negras/os das referências bibliográficas. Constatamos que, com a entrada de sujeitos negros nas universidades e a necessidade de reconhecer e valorizar a história e cultura afrobrasileira no âmbito educacional, há um tensionamento nos/dos referenciais lidos, citados e refletidos, e que os diálogos produzidos pelo minicurso apontam a necessidade da construção de uma educação antirracista. Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6515610.5216/ia.v46i1.65156Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 80-94Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 80-94Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 80-941981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156/36548Copyright (c) 2021 Monalisa Aparecida do Carmo, Beatriz Gomes Cornélio, Lillian Ferreira Rodrigues, Matheus Silva Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Monalisa Aparecida do Cornélio, Beatriz Gomes Rodrigues, Lillian Ferreira Freitas, Matheus Silva 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65156Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:00.156541Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Carmo, Monalisa Aparecida do
title_short ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author Carmo, Monalisa Aparecida do
author_facet Carmo, Monalisa Aparecida do
Cornélio, Beatriz Gomes
Rodrigues, Lillian Ferreira
Freitas, Matheus Silva
author_role author
author2 Cornélio, Beatriz Gomes
Rodrigues, Lillian Ferreira
Freitas, Matheus Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Monalisa Aparecida do
Cornélio, Beatriz Gomes
Rodrigues, Lillian Ferreira
Freitas, Matheus Silva
description Este artigo busca apresentar algumas contribuições do Movimento Negro brasileiro para a educação, a partir das experiências e dos diálogos tecidos na realização do minicurso: “Enegrecendo as referências: epistemicídio, descolonização e intelectuais negras/os”. Por meio do relato de experiência e da revisão bibliográfica, procuramos analisar possíveis formas de intervenção do Movimento Negro na educação e o minicurso enquanto materialização das discussões para enfrentar o apagamento de intelectuais negras/os das referências bibliográficas. Constatamos que, com a entrada de sujeitos negros nas universidades e a necessidade de reconhecer e valorizar a história e cultura afrobrasileira no âmbito educacional, há um tensionamento nos/dos referenciais lidos, citados e refletidos, e que os diálogos produzidos pelo minicurso apontam a necessidade da construção de uma educação antirracista. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156
10.5216/ia.v46i1.65156
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156
identifier_str_mv 10.5216/ia.v46i1.65156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156/36548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 80-94
Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 80-94
Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 80-94
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764531040256