ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156 |
Resumo: | Este artigo busca apresentar algumas contribuições do Movimento Negro brasileiro para a educação, a partir das experiências e dos diálogos tecidos na realização do minicurso: “Enegrecendo as referências: epistemicídio, descolonização e intelectuais negras/os”. Por meio do relato de experiência e da revisão bibliográfica, procuramos analisar possíveis formas de intervenção do Movimento Negro na educação e o minicurso enquanto materialização das discussões para enfrentar o apagamento de intelectuais negras/os das referências bibliográficas. Constatamos que, com a entrada de sujeitos negros nas universidades e a necessidade de reconhecer e valorizar a história e cultura afrobrasileira no âmbito educacional, há um tensionamento nos/dos referenciais lidos, citados e refletidos, e que os diálogos produzidos pelo minicurso apontam a necessidade da construção de uma educação antirracista. |
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