A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ahlert, Alvori
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334
Resumo: No presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática.
id UFG-3_a999d80547ab08409886cf472dce7428
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36334
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIAEsperançautopiaeducação popularCEFURIANo presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3633410.5216/ia.v41i2.36334Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-4401981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334/21436Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAhlert, Alvori2016-12-20T12:44:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36334Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.609151Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
title A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
spellingShingle A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
Ahlert, Alvori
Esperança
utopia
educação popular
CEFURIA
title_short A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
title_full A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
title_fullStr A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
title_sort A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
author Ahlert, Alvori
author_facet Ahlert, Alvori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ahlert, Alvori
dc.subject.por.fl_str_mv Esperança
utopia
educação popular
CEFURIA
topic Esperança
utopia
educação popular
CEFURIA
description No presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334
10.5216/ia.v41i2.36334
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i2.36334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334/21436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762700226560