A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334 |
Resumo: | No presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática. |
id |
UFG-3_a999d80547ab08409886cf472dce7428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36334 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIAEsperançautopiaeducação popularCEFURIANo presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3633410.5216/ia.v41i2.36334Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-4401981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334/21436Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAhlert, Alvori2016-12-20T12:44:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36334Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.609151Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
title |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA Ahlert, Alvori Esperança utopia educação popular CEFURIA |
title_short |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
title_full |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA |
author |
Ahlert, Alvori |
author_facet |
Ahlert, Alvori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ahlert, Alvori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esperança utopia educação popular CEFURIA |
topic |
Esperança utopia educação popular CEFURIA |
description |
No presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334 10.5216/ia.v41i2.36334 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i2.36334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334/21436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 419-440 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762700226560 |