RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 |
Resumo: | Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. |
id |
UFG-3_ac209dc42cc5b09ce36746fd1433e784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41888 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASILEnsino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideiasCom base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188810.5216/ia.v41i3.41888Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-6501981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888/22079Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomio, Daniela2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41888Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.436684Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
title |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
spellingShingle |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL Tomio, Daniela Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias |
title_short |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
title_full |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
title_fullStr |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
title_sort |
RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL |
author |
Tomio, Daniela |
author_facet |
Tomio, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomio, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias |
topic |
Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias |
description |
Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 10.5216/ia.v41i3.41888 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888/22079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763025285120 |