RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomio, Daniela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888
Resumo: Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. 
id UFG-3_ac209dc42cc5b09ce36746fd1433e784
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41888
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASILEnsino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideiasCom base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188810.5216/ia.v41i3.41888Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-6501981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888/22079Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomio, Daniela2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41888Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.436684Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
title RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
Tomio, Daniela
Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias
title_short RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
title_full RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
title_sort RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL
author Tomio, Daniela
author_facet Tomio, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomio, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias
topic Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias
description Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888
10.5216/ia.v41i3.41888
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888/22079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 629-650
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763025285120